【Sabores chineses】Arroz de frango, frango com coco, frango escalfado…conheça a forma de cozimento mais tradicional com frango de Wenchang (文昌鸡)

Em Cingapura, há um prato nacional que se chama “arroz de frango de Hainan”. Porque a comida do sudeste asiático tem nome relacionado a província da China? Na realidade, esse prato origina-se da cidade de Wenchang, província de Hainan da China, sendo levado pelos imigrantes de Hainan para sudeste asiático há mais de cem anos.

Em Hainan, o famoso frango de Wenchang é indispensável para fazer arroz de frango autêntico. Além disso, podemos fazer vários pratos com essa especialidade de Wenchang, tais como frango com coco, frango frito com cebola verde e gengibre……entre eles, a forma mais tradicional de preparar o frango Wenchang é o “corte branco” (白切).

Segundo o chef representativo do frango de Wenchang, Fu Zhiwang, para fazer frango de corte branco, o frango inteiro deve ser escaldado em água fervente até 80% pronto, e cortado em fatias.

O frango de corte branco deve ser consumido com molho especial composto por alho, sopa de frango, sal, açúcar e pequenas laranjas verdes de Hainan, o último ingrediente é considerado “alma” do molho. Além de carne, a gordura e sopa de frango também podem ser usadas para preparar arroz de frango. O arroz embebido com gordura cheira bem e abre o apetite de todos.

Fu afirmou que a qualidade do próprio frango decide o sabor do prato, mesmo com método de cozimento simples. O ciclo do manejo de frango de Wenchang dura 180 dias, primeiros 120 dias no ar livre, 60 dias restantes em gaiolas. As galinhas são alimentadas com ração feita de batata doce, farelo de arroz, amendoim e arroz.

O Restaurante de Yanjiang em Haikou (capital de Hainan) operado pelo Fu foi fundado nos anos 1930, já passando por 5 proprietário. Alguns imigrantes de Wenchang para sudeste asiático pediam conselhos específicos ao Fu sobre selecionar e cozinhar frangos.

Lin Fangyong, o terceiro dono do Restaurante de Frango de Wenchang de Hainan em Malásia, disse que o seu bisavô veio de Wenchang para Malásia nos anos 1930, e abriu o restaurante em 1967. Nos últimos 50 anos, O arroz de frango do restaurante não só tem sido popular entre os chineses locais, mas também tem atraído consumidores de todo o mundo.

Hoje em dia, o frango de Wenchang está passando de “especialidade local” para  “cadeia industrial”, com 110 milhões de frangos produzidos e renda total de cerca de 12 bilhões de yuans em 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui