【Sabores Chineses】Conheça a cultura da chá de Cantão com dim sum à moda cantonesa (粤式点心)

248
- 广告 Publicidade -

Em Xiguan (antigo nome do distrito de Liwan) da cidade Cantão, têm muitos restaurantes tradicionais chineses. Quando a gente dá um passeio pela zona comercial na rua pedestre de Shangxiajiu, pode ver casas de chá com suas placas penduradas no alto.

Por volta das 11h da manhã, há uma fila de pessoas que espera em frente ao restaurante “Tao Tao Ju”, que tem mais de 100 anos de história. Os pratos de dim sum quentes e os comensais falantes formam uma cena comum em casa de chá, muitas vezes é difícil encontrar um lugar nas casas no centro comercial de Cantão.

- Publicidade Patrocinada -

Ao contrário de chá de Kungfu à moda de Chaozhou, que foca em degustação de chá, a bebida só serve para acompanhar o consumo de dim sum e de congee na cultura de chá de Cantão. Como os cantoneses dizem, “uma jarra de chá e dois pratos de dim sum são suficientes para nossa vida”, sendo servidos normalmente chá de crisântemo, pu-erh e Tieguanyin, bem como quatro pratos típicos de dim sum——bolinhos de camarão, siu mai, pão recheado com char siu (carne de porco marinada) e pastel de nata.

De acordo com mestre da culinária chinesa, Kang Yourong, para preparar bolinhos de camarão, deve primeiramente misturar amido e farinha de batata, e depois adicionar sal e água fervente. Após ser assada por 5 minutos, a mistura de farinha é usada para fazer peles redondas de bolinho com banha de porco. Com recheio de camarão, os bolinhos devem ser cozidos em um vaporizador por 6 minutos.

Com mais de 100 anos de desenvolvimento, os novos pratos de dim sum vêm sido criados. “Para pratos cantoneses, não se importa ser autênticos ou não, o que corresponde à natureza inclusiva e aberta na cultura da região de Lingnan”, o colunista de gastronomia de Cantão, Lin Weihui disse. Lin afirmou que os pratos de Huaiyang tiveram grande influência nos pratos de dim sum à moda cantonesa, que transformaram de alto teor de carboidratos para mais proteínas.

Além de culinária chinesa, os pratos de dim sum também incorpora as vantagens da culinária ocidental, por exemplo, a maneira de fazer massa folhada com manteiga, segundo Lin.

Nos últimos anos, tem havido a variedade crescente de dim sum. Na casa de chá “Dian Du De”, há mais de 100 tipos de dim sum para escolher, entre eles os novos pratos como bolinhos de cenoura e conpoy, folhado salgado de peito bovino com caril e congee de frango recebem comentários positivos dos clientes.

Tomar chá e comer dim sum fazem parte das atividades cotidianas dos residentes cantoneses. Atualmente, muitas casas de chá em Cantão oferecem três refeições por dia, permitindo que os comensais aproveitem “uma jarra de chá e dois pratos de dim sum” da manhã, do meio-dia e à noite.

- Publicidade Patrocinada -

留言 DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui