【Sabores Chineses】Panqueca de carne de Xianghe da China fascina o brasileiro

222
Ma Hongsong estava ensinando aprendizes jovens a fazer panqueca de carne de Xianghe. (Foto: Chinanews)
- 广告 Publicidade -

Com crosta fina e crocante, recheio mole e úmido, bem como carne oleoso mas não gorduroso, a panqueca de carne de Xianghe tem um sabor inesquecível. A panqueca de Xianghe se remonta a milênios atrás, sendo conhecida como “uma das melhores comidas de farinha”.

Segundo registros históricos, mais de mil anos atrás, os nômades do norte da China consumiam mais carne bovina e ovina, e farinha era coisa escassa e preciosa. Somente quando houver convidados ilustres na casa, faria panqueca de carne com crosta muito fina para mostrar hospitalidade. Com o tempo passando, este tipo de panqueca foi passado até hoje. Agora, a panqueca de carne de Xianghe não é apenas um prato frequente para os chineses do norte, mas também uma das comidas tradicionais chinesas conhecidas em todo o mundo.

- Publicidade Patrocinada -

Em um restaurante no município de Xianghe da província de Hebei, um herdeiro do patrimônio cultural imaterial das habilidades de panqueca de carne Xianghe, Ma Hongsong estava ensinando aprendizes jovens a fazer panqueca. “Ao fazer recheio de carne bovina, deve controlar bem proporção de gordura e de carne magro. E o recheio de panqueca de carne de Xianghe tradicional deve ser picado a mão”, disse Ma Hongsong.

Depois de picar carne em partículas, Ma Hongsong começou a bater carne com parte de trás da faca para quebrar fibras musculares de carne. Em seguida, ele estendeu uma massa, colocou recheio de carne em cima da massa e apertou-a para formar um baozi. Daí, ele estendeu este baozi em forma de panqueca e fritou-a na panela até que os dois lados da panqueca fiquem dourados.

Assim, a panqueca recém-saída quente e crocante foi cortada em seis pequenos pedaços e cuidadosamente colocada em prato por Ma Hongsong. A panqueca ficou com cheiro atraído, cor dourada e superfície crocante. E carne suculenta, mole mas mastigável no interior trouxe um sabor gostoso e inesquecível.

De fato, foi o imperador Qianlong na dinastia Qing que trouxe fama para a panqueca de carne de Xianghe na antiga China. Diz que, após experimentar uma panqueca, o imperador até fez um poema para elogiá-la. As pessoas comuns podiam tomar a mesma comida como a família real e os nobres, com que se tornou a panqueca conhecida.

Durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, a panqueca de carne de Xianghe entrou na cantina da Vila Olímpica devido ao seu sabor delicioso e exclusivo, ganhando elogios de muitos atletas olímpicos chineses e estrangeiros. E nos últimos anos, ela também foi levada para exterior, sendo servida na mesa dos estrangeiros.

Em São Paulo, Brasil, um brasileiro, Wilson também estudou a fazer panqueca de carne de Xianghe com um amigo chinês. “Muito gostoso”, elogiou ele. Wilson veio à China alguns anos atrás e ficou fascinado pela panqueca de Xianghe. Disse que gostava do sabor do molho de soja da panqueca e sempre quis aprender a fazer esse prato escpecial. Agora, ele finalmente consegue gozar de panqueca feita por ele próprio.

Hoje em dia, à beira do Grande Canal da China, Ma Hongsong organiza treinamento de panqueca de Xianghe gratuito e regular ao público, a fim de passar as habilidades a mais aprendizes. Ele espera que, através do seu esforço, a panqueca de carne de Xianghe possa ser um dos representantes brilhantes da cultura culinária chinesa. 

- Publicidade Patrocinada -

留言 DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui