【Sabores Chineses】Peixe grelhado de Wanzhou

419
- 广告 Publicidade -

“Peixe sorri, peixe chora, nascido na água, destruído no fogo. Nascido para um prato delicioso, sacrificando a vida à beleza do mundo.” Há mais de 100 anos, um dos famosos escritores modernos da China, Guo Moruo, que estava retornando à sua terra natal para visitar sua família, escreveu um poema sobre este prato, “A história do Peixe”, depois de comer peixe grelhado de Wanzhou.

Mais de 100 anos depois, quando a noite cai, os restaurantes de peixe grelhado nas ruas do Bairro Wanzhou da Cidade de Chongqing ainda atraem os transeuntes.

- Publicidade Patrocinada -

Diz-se que nos dias dos veleiros, os barqueiros de Wanzhou tratavam seus barcos como suas casas, cozinhando três refeições por dia a bordo e se alimentando com peixe do rio. O método de grelhar peixes era muito simples, utilizando apenas lenha, garfos de ferro, óleo e sal. Hoje, o peixe grelhado de Wanzhou é conhecido como o “churrasco de hotpot e o hotpot de churrasco”, inspirado nas características dos ingredientes usados na cozinha Yu(abreviação da cidade de Chongqing) e hotpot, e pode ser cozido em fogo brando enquanto comer o prato.

“Decapado, grelhado, frito e estufado, o peixe grelhado de Wanzhou tem um processo de quatro etapas de cozinha, e esta técnica de cozimento é um sistema próprio”, disse Wu Chaozhu, que é o chef há mais de 40 anos, e o professor da Academia de Peixe Grelhado de Wanzhou. Segundo ele, o decapado é especialmente preparado com uma dúzia de especiarias como cebola, gengibre, alho e pimenta, complementada com vinho para remover cheiro de peixe. Depois, deve colocar o peixe decapado em pinças de ferro especiais e grelhar o peixe no forno por sete ou oito minutos, então levar o peixe fora do forno quando é cozido e a pele está crocante.

Em seguida, pode servir o peixe em um prato de ferro, derramar um molho “alma” feito de manteiga, óleo vermelho, açúcar, pimentas, cobertar o peixe com aipo, brotos de feijão e outros vegetais básicos, e estufá-lo por dois minutos em fogo lento. Quando o molho e a sopa são embebidos no interior do peixe, um peixe grelhado de Wanzhou pode ser servido na mesa.

Segundo o Centro de Proteção do Patrimônio Intangível Cultural de Wanzhou, a habilidade culinária de peixe grelhado de Wanzhou tem uma história de mais de 700 anos.

Os pais de Ran Jie, estão no negócio de peixe grelhado há mais de 20 anos, agora ele está seguindo os passos de seus pais, e começou a inovar. Enquanto mante os quatro sabores tradicionais – picante, pimenta em conserva, alho e feijão preto – do peixe grelhado de Wanzhou, Ran Jie desenvolve novos sabores como Tom yum, Curry, etc,. “Com milhares de ingredientes e sabores diferentes, a inovação é a essência do próspero continuado do peixe grelhado de Wanzhou”, disse Ran Jie.

“Há alguns anos, um chinês que nascia nos EUA veio a Wanzhou para aprender comigo técnicas de peixe grelhado, e eu ensinei a ele de graça”, disse Yin Xiaobing, que dirige um restaurante de peixe grelhado em Wanzhou. Segundo ele, o chinês abriu mais tarde um restaurante de peixe grelhado em Nova York, que estava extremamente popular, e estava aberto das 10h às 14h do dia seguinte. Uma vez, o chinês disse a Yin Xiaobing que a carpa é muito barata nos EUA e que os chineses locais não podem recusar iguarias baratas, como peixe grelhado.

De acordo com estatísticas incompletas do Comitê de Negócios do Bairro de Wanzhou, existem agora mais de 13 mil de lojas com o nome de peixe grelhado de Wanzhou na China, e também existem lojas de mesmo tipo nos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha e Cingapura. Os peixes grelhados com a marca de Chongqing, “saltam” do reservatório das Três Gargantas e “nadam” para outros lugares do mundo. 

- Publicidade Patrocinada -

留言 DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui