【Sabores Chineses】Gelatina Frita de Jilin: Nostalgia no Hutong

Nas memórias dos cidadãos da Província de Jilin, China, havia sempre uma tigela de Gelatina Frita.

Adicione ao amido de batata doce um pouco de sal e alúmen, ferva em água e espere que ele resfria e assenta até fica solidificado, e depois corte a gelatina em pedaços para fritar.

Molho de gergelim, suco de alho, molho de soja, vinagre, óleo de pimenta, coentro… sabor salgado e perfumado, ou doce e azedo, os comensais podem colocar os ingredientes de acordo com a própria experiência.

No fim de uma rua comercial centenária em Jilin, a Rua Henan , “Gelatina Frita de Velha Zheng” é uma famosa lanchonete. Muitos cidadãos de Jilin comem gelatina frita nesta velha loja de dezenas de metros quadrados, desde seus dias de estudante até têm famílias e carreiras. E para os nativos retornando de outros lugares, eles vêm a este Hutong(beco)para encontrar o sabor familiar.

Gong Shuling, que tem 58 anos, começou a trabalhar com sua sogra, Zheng Guiqin, desde os seus 20 anos, como uma administradora de uma barraca de gelatina frita. E elas costumavam fazer negócios em triciclos, galpões simples e casas de lata, e finalmente possuem uma loja na rua comercial.

Nos anos 90, quando a batata doce estava em abundância todos os anos e os ingredientes estavam disponíveis facilmente, a gelatina frita tornou-se a primeira escolha de muitos vendedores de lanches, e os negócios de Zheng Guiqin enfrentaram forte competição. “Numa distância de vinte metros desta rua, haviam oito barracas de gelatina frita”, Gong Shuling disse. Mas no outro lado, elas também acumularam retornadores desde então.

“Após 40 anos, não importa o quanto os gostos populares mudam lá fora, aqui ainda tem o mesmo gosto antigo.” Muitos clientes regulares delas não podem esquecer a imagem anterior de comer gelatina frita quente e fumegante na neve.

Gong Shuling diz que ela e sua sogra sempre insistiram em fazer o gelatina por suas próprias, mesmo que a gelatina de amido de batata doce possa ser compradas no mercado. “Em 40 anos, a nossa receita para a gelatina nunca mudou”.

Os ingredientes são apenas uma parte da receita, e a habilidade é mais importante. Os pedaços da gelatina devem ser fritados em uma panela até totalmente cozidos. O controle do fogo é crucial: a gelatina deve ser crocante por fora e macia por dentro, cristalina e mastigável.

Gong Shuling conhece muitos clientes regulares, alguns vêm à loja desde a escola primária, e agora vêm com seu marido/esposa e filhos. O grupo mais novo de clientes ainda são pequenos.

Infelizmente, Zheng Guiqin faleceu há cinco anos. Uma foto com seus clientes ainda está pendurada na parede dentro do restaurante. Antes de falecer, Zheng deu a loja a Gong Shuling e seu filho, e instruiu-os a “manter a loja aberta”.

Durante os feriados e as férias de verão e inverno, esta pequena loja sempre fica repleta dos nativos retornando de outros lugares, e familiares e amigos que reuniram. Além disso, há muitas pessoas esperam fora para uma mesa disponível.

Alguns clientes morando no exterior são mais persistentes. Ao forte pedido deles, a loja antiga lançou produtos embalados a vácuo. “Meu filho e eu pensamos que o sabor da comida embalada seria pior do que comida recém cozida.” Gong Shuling disse, “mas eles disseram que não faz mal, eles só queriam provar o sabor da terra natal.” 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui