Ações chinesas de games despencam com restrições regulatórias

No último golpe para o setor de jogos online, a China suspendeu temporariamente as aprovações de novos jogos

Ações chinesas de games e relacionadas ao “metaverso” despencaram nesta quinta-feira (9), pressionadas por um aperto regulatório em curso que abrange setores que vão de plataformas online e entretenimento a tutoria com fins lucrativos e imobiliário.

No último golpe para o setor de jogos online da China, o South China Morning Post relatou na tarde de quinta-feira que Pequim suspendeu temporariamente as aprovações de novos jogos, atingindo ações como Tencent Holdings e NetEase.

As ações das duas empresas fecharam com quedas de mais de 8% e 11%, respectivamente.

A decisão de congelar as aprovações de novos videogames foi revelada em uma reunião na quarta-feira (8) entre as autoridades chinesas e empresas de jogos, incluindo Tencent e NetEase, disse a reportagem, citando fontes não identificadas informadas sobre o assunto, acrescentando que não estava claro quanto tempo duraria a suspensão.

A Tencent se recusou a comentar sobre as aprovações de jogos, enquanto a National Press and Publication Administration, que é responsável pela aprovação de títulos de jogos, e a NetEase não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

As ações das empresas de jogos listadas já haviam sido prejudicadas no início do dia, depois que a agência de notícias estatal Xinhua noticiou a mesma reunião.

A Xinhua disse que a reunião visa garantir que as empresas implementem novas regras para reduzir o vício em jogos entre menores, incluindo a proibição no mês passado de menores de 18 anos jogarem videogame por mais de três horas por semana, mas não mencionou a suspensão das aprovações de jogos.

A Xinhua também disse que as empresas foram orientadas a “refrear resolutamente tendências incorretas, como focar ‘apenas no dinheiro’ e ‘apenas no tráfego’, entre outras mudanças.

Tanto a Tencent quanto a NetEase disseram no início do dia que atenderiam às solicitações dos reguladores.

“O governo chinês está adotando uma abordagem muito séria sobre jogos online e essas restrições relatadas são um passo à frente nesse programa”, disse o diretor executivo da Kingston Securities, Dickie Wong, à Reuters.

“Acho que essas mudanças mostram para os investidores que não é uma boa ideia colocar seu dinheiro em apenas uma das empresas de internet ou tecnologia no continente”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui