18.7 C
São Paulo
quinta-feira - 28 março 2024 - 02:01

Avanço da vacinação libera turismo e setor prevê retomada das viagens no fim do ano

Estimulado pela vacinação contra a Covid-19, o setor de turismo apresenta sinais de melhora no Brasil e espera que a retomada ganhe força nos próximos meses com os feriados e as festas de final de ano.

Enquanto a atividade econômica segue fragilizada, o que anima o setor é a combinação entre restrições menores à circulação de pessoas e demanda reprimida por viagens durante a pandemia.

Apesar de ainda estar abaixo do patamar pré-crise, o turismo vem reduzindo os prejuízos nos últimos meses. Cálculos da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) ilustram o cenário.

Em agosto, a diferença entre as receitas e o potencial de geração do setor diminuiu pelo quinto mês consecutivo. No período, a perda em relação à capacidade de faturamento foi de R$ 15,3 bilhões. Trata-se da menor diferença desde o início da pandemia.

Turismo vê melhora após vacinação contra Covid-19
Turismo vê melhora após vacinação contra Covid-19

“De fato, há uma melhora, principalmente em alguns subsetores do turismo, como hospedagem e transporte aéreo”, afirma Fabio Bentes, economista da CNC.

“A gente acredita em uma aceleração no quarto trimestre, diretamente relacionada ao avanço da circulação de pessoas.”

No ano passado, o volume de receitas do turismo despencou 36,6% no país. Em 2021, a perspectiva é de alta de 19,8%, indica a CNC.

Conforme Bentes, o avanço só não é maior porque existem ameaças como a escalada da inflação.

Em razão do aumento dos preços de itens básicos, como alimentos e energia elétrica, a fatia do orçamento familiar destinada a despesas não essenciais, incluindo viagens e passeios, fica menor, explica o economista.

De acordo com a CNC, o turismo deve alcançar a recuperação plena do nível de receitas durante o segundo trimestre de 2022. A estimativa anterior apontava para o quarto trimestre do próximo ano.

Dados de buscas no Google mostram que o interesse dos brasileiros por viagens atingiu, em setembro, o maior patamar desde março do ano passado. A procura mira especialmente em datas como Réveillon e Natal.

“A gente tem visto uma vontade maior das pessoas. Elas querem voltar a realizar sonhos, e um deles é viajar”, aponta Mônica Carvalho, diretora de negócios para viagens, mobilidade, serviços financeiros, telecomunicações e entretenimento do Google Brasil.

“O ritmo de vacinação e o menor isolamento social acabam ajudando o planejamento.”

A cidade do Rio de Janeiro foi o destino doméstico mais procurado no Google por brasileiros em agosto. Conforme o HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro), a ocupação dos hotéis locais vem avançando nos últimos meses.

Está na faixa de 65% a 70% aos sábados e domingos, quando há uma presença maior de turistas que frequentam a cidade em busca de lazer.

Durante a semana, o percentual tem sido menor, perto de 40%, devido à escassez de eventos corporativos.

Segundo Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, a expectativa é de movimentação superior nos próximos meses, com o embalo da vacinação e das restrições menores.

A Prefeitura do Rio, aliás, já sinalizou que deseja autorizar as festas de Réveillon e Carnaval, sem medidas restritivas, desde que as condições da pandemia permitam.

“A gente acredita que a grande virada será a partir do Réveillon”, diz Lopes. “Já tem hotéis na Barra da Tijuca e na zona sul com 80% da ocupação reservada para o final do ano”, acrescenta.

O dirigente afirma que, na pandemia, a rede hoteleira da cidade vem recebendo principalmente turistas de estados mais próximos, como São Paulo.

O casal de Santos (SP) Jorge Calazans, 46, e Mayra Dias, 47, faz parte desse grupo. No último dia 6, uma quarta-feira, os dois advogados viajaram de carro até o Rio, em um trajeto de aproximadamente sete horas.

Inicialmente, o deslocamento foi motivado por compromissos profissionais agendados para os dois dias seguintes. Mas, com a proximidade do final de semana, o casal decidiu esticar a estadia na capital fluminense até o domingo (10).

A ideia foi fazer passeios pela cidade, evitando aglomerações, dizem os advogados, que já foram vacinados contra a Covid-19. O local escolhido para a hospedagem foi um hotel na zona sul com vista para um dos cartões postais da cidade, o Pão de Açúcar.

“Com a vacinação, a gente fica um pouco mais à vontade”, conta Mayra.

Além do Rio, outros destinos tradicionais do país, como o Nordeste, continuam despertando o interesse de turistas, relata Marina Figueiredo, vice-presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).

Segundo ela, o setor passou a sentir uma melhora mais nítida nos negócios a partir da metade deste ano. Marina associa o avanço à imunização contra a Covid-19 e à retomada da malha aérea nacional.

“Ainda é difícil estimar quando vamos alcançar o nível pré-pandemia, mas o cenário ficou mais positivo”, comenta.

“Temos mais destinos sendo vendidos, e o medo das pessoas ficou menor com a vacina. Isso dá uma perspectiva de final de ano muito melhor do que a do ano passado.”

Em setembro, a malha doméstica do setor aéreo cresceu pelo quinto mês consecutivo, conforme a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). A média foi de quase 1.800 partidas por dia.

O resultado equivale a 74,6% da oferta de voos das companhias nacionais antes do impacto da pandemia, no início de março de 2020. O percentual é o maior desde o último mês de janeiro (74,8%).

“A maioria do público que está a bordo neste momento busca lazer”, menciona Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.

Segundo o dirigente, a expectativa é alcançar, no primeiro trimestre de 2022, os 100% da malha aérea pré-crise. Sanovicz destaca o estímulo gerado pela vacinação, mas alerta para desafios que permanecem no horizonte do setor.

Entre eles, está o preço do querosene de aviação, pressionado pelo dólar alto e pela valorização do petróleo. O valor do combustível disparou 91,7% no segundo trimestre, em relação a igual período do ano passado, relatou a Abear em nota. Na visão da entidade, o aumento pode frear a retomada do setor aéreo.

O avanço dos custos gera reflexo para o bolso do consumidor. Em 12 meses até setembro, as passagens aéreas subiram 56,81% no país, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“Pegamos muita tempestade ao longo da pandemia, e a chuva ainda não acabou. Os custos seguem subindo”, pontua Sanovicz.

Apesar da pressão dos combustíveis, o clima também é mais otimista no setor rodoviário. A plataforma de venda de passagens DeÔnibus, por exemplo, relata uma melhora mais consistente nos negócios a partir de maio.

Em setembro, a procura por bilhetes alcançou nível 30% superior ao de igual mês de 2019, conta Breno Moraes, CEO da empresa. O movimento traz uma dose de alívio para o caixa depois das perdas na pandemia.

“O comportamento dos últimos meses tem muito a ver com a vacinação”, analisa Moraes. “Também tem toda aquela tese da demanda reprimida. Há uma combinação de fatores.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

A Dança do Quilin, Um Patrimônio Cultural Imaterial em Movimento

Recentemente, na praça cultural da aldeia Shuiniuli, vila de...

Cultivando Caminhos para a Riqueza com Estufas de Aspargos

Ao chegar março, o Parque Tecnológico de Cultivo de...

A Ampliação do “Círculo de Emprego” para os Moradores

Recentemente, na fábrica de produção de roupas da Heze...

China e o cessar fogo em Gaza em contraponto à mudança de rumo dos EUA

Em contraponto à recente mudança de postura de Washington...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado