Beijing encerra Paralimpíadas de Inverno com muita música e mensagem de amor

Snowboarder André Barbieri foi o porta-bandeira do Brasil no Ninho do Pássaro; China foi a grande vitoriosa da competição, com 18 medalhas de ouro, 20 de prata e 23 de bronze

Depois de nove dias de disputas, chegou ao fim as Paralimpíadas de Inverno Beijing 2022. Uma festa simples, mas cheia de música e com uma mensagem de amor iluminou o estádio Ninho do Pássaro. O snowboarder André Barbieri teve a responsabilidade de ser o porta-bandeira do Brasil no desfile final das delegações. A grande campeã do evento foi a China, dona da casa, com 18 medalhas de ouro, 20 de prata e 23 de bronze – num total de 61.

O Brasil contou com seis atletas, sendo a melhor campanha a de Aline Rocha, com um 7º lugar na prova de longa distância do esqui cross-country. A próxima edição dos Jogos de Inverno acontece na Itália, Milão-Cortina 2026.

A festa da música e do amor

A cerimônia foi aberta com a projeção de um toca discos gigante no meio do estádio. Com ele, sons e instrumentos diversos. Arpa, percussão, violino, vocais. André Barbieri foi um dos primeiros a entrar no Ninho do Pássaro, erguendo a bandeira do Brasil em meio a de outros países.

O toca discos deu lugar a um globo terrestre gigante. Dentro dele, um coral entoou a música “You Raise Me Up” (Você Me Levanta, na tradução), enquanto um grupo de dançarinos realizava uma coreografia em união perfeita. Ao fim, formou-se um grande coração e a palavra “Love” (Amor).

A bandeira paralímpica passou de mão em mão até “chegar” à Itália, sede da próxima edição dos Jogos. Os hinos chinês e italiano foram tocados. O brasileiro Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional, discursou, agradecendo à China e mandou um recado de paz ao mundo. Por fim, a chama da pira paralímpica – um grande floco de neve – foi apagada e retirada de cena.

– Hoje encerramos as Paralimpíadas de Inverno Beijing 2022. O movimento paralímpico está maior e mais forte. China, você prometeu simples, seguro e esplêndido. Você entregou impressionante, seguro e espetacular. As diferenças aqui não nos dividiram, elas nos uniram. Juntos por um futuro compartilhado. Através desta unidade temos esperança. Esperança de inclusão, harmonia e, mais importante, de paz. Nosso movimento espera que os líderes mundiais sejam inspirados pelas ações dos orgulhosos paralímpicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui