20.3 C
São Paulo
quinta-feira - 28 março 2024 - 19:27

Bolsonaro fala em acordo e já conta com derrota da PEC do voto impresso

Em entrevista à Rádio Brado, Bolsonaro falou em “acordo” com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), mas não especificou detalhes sobre o combinado. Ele também voltou a fazer acusações sem provas ao presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, dizendo que ele “apavorou parlamentares” para barrar o avanço do voto impresso.

“[O Arthur Lira] vai [chamar para plenário], mas tivemos negociação antes, um acordo, vai ser derrotada a proposta porque Barroso apavorou alguns parlamentares. E tem parlamentar que deve alguma coisa na justiça, deve no Supremo. Então o Barroso apavorou, ele foi para dentro do parlamento fazer reunião com lideranças e praticamente exigindo que o Congresso não aprovasse o voto impresso”, disse.

Na última quinta-feira (5) a PEC foi rejeitada pela comissão especial por um placar expressivo, 23 votos contrários a 11 favoráveis. No entanto, como o colegiado não tem caráter conclusivo, apenas opinativo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), optou por levar o tema ao plenário.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, antes de anunciar publicamente a votação, Arthur Lira (PP-AL) e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, comunicaram a Bolsonaro a decisão de pautar a PEC do voto impresso, mas avisaram que, se o texto for rejeitado, não vão endossar nenhuma ação do presidente contra o atual sistema da urna eletrônica. Na conversa, destacaram que a decisão do Legislativo precisará ser acatada.

Hoje, Lira concedeu uma entrevista para a Rádio CBN na qual disse que Bolsonaro “garantiu que respeitaria o resultado do plenário”.

A PEC foi apresentada por Bolsonaro, que tem insistido em uma narrativa mentirosa de que as urnas eletrônicas só poderão ser auditáveis se houver um comprovante impresso do voto. Bolsonaro já foi desmentido inúmeras vezes pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que garante que as urnas, como funcionam hoje, são seguras e auditáveis.

Mais ataques a Barroso

em apresentar indícios, Bolsonaro tem repetido nas últimas entrevistas que Barroso agiu dentro do Parlamento para impedir que o voto impresso avançasse. Hoje, ele repetiu os ataques.

“Parece que o poder de persuasão e intimidação do barroso está fazendo a diferença dentro do parlamento brasileiro”, disse.

Ele ainda distorceu declarações de Barroso para chamá-lo de mentiroso. Recentemente, o presidente do TSE citou dificuldades de logística que a implementação do voto impresso traria, uma vez que a recontagem só poderia ser feita de forma manual. Mas não disse que o voto seria feito no papel.

“Barroso é um mentiroso, ele disse que a volta do voto em papel. Não é a volta do voto em papel. Você vota como sempre votou na sua urna eletrônica e uma impressora ao lado imprime o nome do seu candidato”, disse Bolsonaro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Cultivando Caminhos para a Riqueza com Estufas de Aspargos

Ao chegar março, o Parque Tecnológico de Cultivo de...

Xi Jinping: relações China-EUA são uma das mais importantes do mundo

A relação bilateral entre as duas maiores economias do...

China refuta acusação de ataque cibernético contra sistema eleitoral britânico

A segurança cibernética é um desafio global. A China é uma das principais...

Manifestações marcam os 48 anos do golpe que instaurou última ditadura militar na Argentina

Neste domingo (24), a organizações de direitos humanos, movimentos...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado