CDC reduz tempo de isolamento e quarentena para quem tem Covid-19 nos EUA

Mudança é motivada pelo conhecimento de que a transmissão do vírus ocorre majoritariamente no início do curso da doença

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA reduziu nesta segunda-feira (27) o tempo recomendado de isolamento em caso de resultado positivo para Covid-19 de dez dias para cinco dias se não apresentarem sintomas — e se usarem máscaras por perto de outras pessoas por pelo menos mais cinco dias.

O CDC também encurtou o tempo recomendado para as pessoas ficarem em quarentena se forem expostas ao vírus para os mesmos cinco dias se forem vacinadas e muitas vezes para nenhum tempo se tiverem tomado a dose de reforço.

“Dado o que sabemos atualmente sobre Covid-19 e a variante Omicron, o CDC está encurtando o tempo recomendado de isolamento de 10 dias para pessoas com Covid-19 para 5 dias, se assintomáticas, seguido por 5 dias de uso de máscara quando estiver perto de outras pessoas”, disse em um comunicado.

“A mudança é motivada pela demonstração científica de que a maior parte da transmissão da SARS-CoV-2 ocorre no início do curso da doença, geralmente 1-2 dias antes do início dos sintomas e 2-3 dias depois. Portanto, as pessoas que testem positivo devem ser isoladas por 5 dias e, se assintomáticas nessa época, elas podem deixar o isolamento se puderem continuar a usar máscara por 5 dias para minimizar o risco de infectar outras pessoas.”

Quarentena refere-se ao tempo que as pessoas ficam longe de outras se forem expostas a uma doença.

“Para pessoas que não foram vacinadas ou estão há mais de seis meses fora de sua segunda dose de mRNA (ou mais de 2 meses após a vacina J&J) e ainda não tomaram a dose de reforço, o CDC agora recomenda quarentena por 5 dias, seguida pelo uso estrito de máscara por mais 5 dias”, disse o órgão.

“Alternativamente, se uma quarentena de 5 dias não for viável, é imperativo que uma pessoa exposta use uma máscara bem ajustada em todos os momentos quando estiver perto de outras pessoas por 10 dias após a exposição. Indivíduos que receberam sua dose de reforço não precisam de quarentena após uma exposição, mas devem usar máscara por 10 dias após a exposição. Para todos os expostos, a prática recomendada também incluiria um teste para SARS-CoV-2 no dia 5 após a exposição. Se ocorrerem sintomas, os indivíduos devem entrar em quarentena imediatamente até que um teste negativo confirme que os sintomas não são atribuíveis ao Covid-19.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui