Chanceler chinês apresenta propostas de cooperação China-CELAC

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, presidiu na última sexta-feira a 3ª Reunião de Ministros do Fórum da China e da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Fórum China-CELAC) e apresentou propostas de cooperação China-CELAC.

91

Observando as conquistas da cooperação China-CELAC desde a segunda reunião de ministros, Wang disse que os países latino-americanos e caribenhos são bem-vindos para desempenharem um papel ativo na Iniciativa de Desenvolvimento Global, que atende aos interesses da maioria dos países em desenvolvimento.

Wang exortou os Estados Latino-americanos e Caribenhos a promoverem a igualdade e criarem oportunidades para o desenvolvimento independente, insistirem no benefício mútuo e criarem oportunidades de desenvolvimento conjunto, continuarem a aprofundar a cooperação em pesquisa conjunta, desenvolvimento e produção de vacinas e medicamentos.

Os países da região são bem-vindos a continuarem a compartilhar os dividendos da construção de um novo padrão de desenvolvimento pela China e a aprofundarem a construção conjunta de alta qualidade do Cinturão e Rota para acelerar a recuperação pós-epidemia, disse Wang.

Os países da China e da CELAC devem, juntos, criar oportunidades de desenvolvimento verde e fortalecer a cooperação em economia digital, comércio eletrônico, veículos elétricos, inteligência artificial, etc. e fornecer aos países em desenvolvimento maior apoio em termos de tecnologias de redução de emissões e capacitação.

Wang também enfatizou a abertura e inclusão na cooperação China-CELAC, acrescentando que ambos os lados devem continuar a expandir o intercâmbio e a cooperação em áreas como empresas, mídia, grupos de reflexão, juventude, esportes e turismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui