Chanceler chinês reúne-se com enviados diplomáticos da ASEAN

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, reuniu-se neste domingo em Beijing com envios diplomáticos dos países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Wang disse que desde o surto da pandemia da COVID-19, o presidente chinês, Xi Jinping, manteve uma estreita comunicação e apoio mútuo com os líderes da ASEAN para consolidar e aprofundar ainda mais a cooperação amistosa bilateral. As duas partes realizarão conjuntamente uma cúpula para comemorar o 30º aniversário do estabelecimento de relações de diálogo entre a China e os países da ASEAN. Trata-se de uma reunião de marco para traçar o rumo do desenvolvimento das relações bilaterais nos próximos 30 anos.

Wang disse que a China continuará oferecendo apoio de vacinas aos países da ASEAN até que a pandemia seja completamente derrotada, e que a China está disposta a trabalhar com os países da ASEAN para se concentrar no desenvolvimento e dar contribuições positivas a este fim.

A China e os países da ASEAN sempre puseram o tema do Mar do Sul da China em uma posição adequada nas relações bilaterais e promoveram o aprofundamento e o desenvolvimento da cooperação bilateral, acrescentou Wang.

Assinalando que o próximo ano marcará o 20º aniversário da Declaração sobre a Conduta das Partes no Mar do Sul da China (DOC, na sigla em inglês), Wang expressou a esperança de que as duas partes aproveitem esta oportunidade para avançar nas consultas sobre um Código de Conduta no Mar do Sul da China com base na implementação abrangente e efetiva da DOC, defendam conjuntamente a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China e procurem uma cooperação de benefício mútuo.

Os enviados diplomáticos dos países da ASEAN na China expressaram felicitações pelo sucesso da 6ª sessão plenária do 19º Comitê Central do Partido Comunista da China, e manifestaram sua esperança de trabalhar com a China para realizar conjuntamente uma cúpula bem-sucedida em comemoração ao 30º aniversário das relações de diálogo, aproveitar as oportunidades e conduzir a cooperação para enfrentar os desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui