Chefe da diplomacia da União Europeia: nossos estoques militares se estão esgotando

Josep Borrell, chefe das Relações Exteriores da União Europeia, avisou que o bloco tem agora poucas armas para enviar a Kiev em meio à operação especial da Rússia.

339
Josep Borell, chefe da diplomacia da União Europeia. © Sputnik
- 广告 Publicidade -

Os estoques de armas na União Europeia (UE) estão diminuindo à medida que os Estados-membros continuam enviando armas e munições para a Ucrânia, advertiu na segunda-feira (5) Josep Borrell, chefe das Relações Exteriores do bloco.

“Os estoques militares da maioria dos Estados-membros têm estado, eu não diria esgotados, mas esvaziados em grande proporção, porque temos fornecido muita capacidade aos ucranianos”, disse ele em um debate com legisladores europeus.

- Publicidade Patrocinada -

Na opinião de Borrell, se os Estados-membros da UE continuarem gastando suas capacidades militares da mesma forma, “o resultado será um grande desperdício de dinheiro, porque esta não é uma forma de cancelar nossas duplicações (há muitas delas) ou preencher nossas lacunas”.

Borrell também lamentou que a UE não tenha começado a treinar tropas ucranianas há um ano.

“Se a UE tivesse respondido na ocasião, estaríamos em uma situação melhor”, crê o alto responsável europeu.

Borrell exortou as nações da UE a coordenar melhor seus gastos com material militar.

“Ele tem que ser reabastecido. A melhor maneira de o reabastecer é fazer isso juntos. Será mais barato”, sugeriu.

Em uma reunião na República Tcheca na semana passada, os ministros da Defesa da UE discutiram formas de melhorar a aquisição conjunta de material e recursos militares, além de comprar grandes quantidades de munições e armas, tais como sistemas de defesa antiaérea.

Moscou tem apontado que as armas fornecidas pelos países ocidentais a Kiev apenas prolongam o conflito e que tem o direito de destruir qualquer carregamento que chegue ao local do conflito.

- Publicidade Patrocinada -

留言 DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui