20.1 C
São Paulo
quinta-feira - 28 março 2024 - 20:27

China anuncia ajustes no “covid-zero”; restrições serão otimizadas

O Comitê de Prevenção e Controle de doenças do Conselho de Estado chinês emitiu vinte novas orientações para o combate à pandemia do novo coronavírus. As orientações determinadas deverão ser aplicadas à risca por todas as localidades e departamentos da China.

Segundo o texto emitido nesta sexta (11), a China adotou corretamente a política de priorizar a saúde do povo e encontrar soluções internas para as questões postas economicamente. A taxa de transmissão, bem como a de mortalidade, do vírus é bem menor se comparada com outros países do mundo, inclusive o Brasil. Isso se soma ao fato de que a economia chinesa se recupera, conforme verificado no último relatório que atribuiu um crescimento do PIB de 3,9% no terceiro trimestre de 2022.

Na nota assinada pelo PCCh, o Partido reconhece a necessidade de dinamizar o combate à pandemia seguindo orientações científicas, e não a vontade de liberação geral adotada por países do ocidente:

“É necessário adaptar-se às características da rápida disseminação do vírus, responder rapidamente, tomar medidas mais resolutas e decisivas, conter a propagação da epidemia o mais rápido possível, e concentrar-se no combate à guerra de aniquilação da epidemia em áreas chave (…), implementando de forma coordenada a estratégia de “entrada de defesa externa e recuperação interna”, implementando a política de ‘liberação dinâmica’, e coordenando eficientemente a prevenção e controle epidêmico e o desenvolvimento econômico e social de acordo com as exigências de prevenção epidêmica, estabilidade econômica e segurança do desenvolvimento. É preciso melhorar ainda mais a posição política, entender plenamente que otimizar e ajustar medidas de prevenção e controle não é para relaxar a prevenção e o controle (…)”.

Com relação à entrada no país, o número de testes necessários caiu para um teste realizado entre as 48 horas que antecedem o embarque. O tempo de isolamento centralizado caiu de sete para cinco dias, além de três dias de observação médica domiciliar. O número de testes necessários também caiu para dois, realizados no primeiro e no terceiro dia após o contato próximo com algum caso confirmado. Essa regra será o procedimento padrão tanto para moradores locais quanto para estrangeiros que cheguem ao país.

Em caso de regiões de alto risco, o isolamento de pessoas que tiveram contato com casos confirmados deixa de ocorrer em centros de observação e passa a ocorrer em domicílio. Nesses casos, o isolamento se mantém por sete dias. Caso em cinco dias não sejam reportadas novas transmissões, o local passa a ser considerado de baixo risco e o isolamento será restrito àqueles que positivaram em algum dos testes realizados.

Se adiantando para um eventual aumento dos casos, a governança chinesa também determinou o aumento do número de leitos para tratamento de terapia intensiva, bem como a criação de estoques de medicamentos utilizados no tratamento da doença. Além disso, determinaram também uma dinamização centralizada e com rapidez em relação ao esquema vacinal para idosos e pessoas dos grupos de risco.

Leia o texto na íntegra:

https://china.org.br/zh/foram-anunciadas-20-medidas-para-otimizar-ainda-mais-o-trabalho-de-prevencao-e-controle/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Cultivando Caminhos para a Riqueza com Estufas de Aspargos

Ao chegar março, o Parque Tecnológico de Cultivo de...

Venezuela responde nota do Itamaraty: ‘Parece que foi escrita pelos EUA’

O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela emitiu comunicado...

Xi Jinping: relações China-EUA são uma das mais importantes do mundo

A relação bilateral entre as duas maiores economias do...

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) aprovou,...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado