China: astronauta dá passo histórico em órbita

169

A coronel Wang Yaping, de 41 anos, tornou-se a primeira mulher chinesa a andar no espaço na noite de domingo, quando participou na primeira atividade extraveicular da missão Shenzhou XIII, junto com o comandante da missão, Major General Zhai Zhigang.

A operação teve início às 18h51, quando Zhai abriu uma escotilha. Às 20h28, Zhai e Wang deixaram a estação espacial Tiangong, segundo um comunicado da Agência Espacial Tripulada da China.

Pela meia-noite, montaram novos componentes no braço robótico da estação e o usaram para praticar manobras extraveiculares e operações de resgate, anunciou a agência, observando que o coronel sênior Ye Guangfu permaneceu dentro da estação para monitorar e apoiar a caminhada espacial, cuja duração programada foi de seis horas.

A caminhada no espaço deveria verificar ainda mais as capacidades do braço robótico e sua compatibilidade com as necessidades dos astronautas, examinar a segurança e o desempenho dos dispositivos de suporte e testar as funções do novo uniforme espacial, informou a agência.

O comunicado indica que a tripulação da nave Shenzhou XIII realizará mais uma ou duas caminhadas espaciais nos próximos meses.

Nascida na província de Shandong e mãe de uma menina de 5 anos, Wang ingressou na Força Aérea do Exército de Libertação Popular (ELP) em agosto de 1997, tendo servido como subcomandante de esquadrão antes de ingressar no segundo grupo de astronautas da Divisão de Astronautas do ELP, em maio de 2010.

Em março de 2012, fez parte da tripulação reserva da missão Shenzhou IX e em junho de 2013, participou da missão Shenzhou X, que durou quase 15 dias. Ela é a segunda mulher chinesa a voar no espaço.

Durante o vôo Shenzhou X, Wang deu a primeira “palestra espacial” da China, no interior do módulo experimental Tiangong I para mais de 60 milhões de estudantes chineses em cerca de 80.000 escolas em todo o país.

Ela foi selecionada para a missão Shenzhou XIII em dezembro de 2019 e foi também membro da tripulação reserva da missão Shenzhou XII.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui