23.3 C
São Paulo
sexta-feira - 29 março 2024 - 11:17

China condena Grã-Bretanha por chamado relatório sobre Hong Kong

Wang Wenbin fez os comentários em uma entrevista coletiva ao responder a uma pergunta sobre o documento, dizendo que o chamado “Relatório Semestral sobre Hong Kong” confundiu, como sempre, o certo e o errado, e está cheio de preconceitos ideológicos.

Wang disse que as acusações infundadas contra as políticas da China em Hong Kong feitas pelo ministro britânico das Relações Exteriores, Dominic Raab, no prefácio do relatório interferiram mais uma vez grosseiramente nos assuntos de Hong Kong e nos assuntos internos da China. “Condenamos veementemente e nos opomos firmemente a isso”.

Ele observou que Hong Kong é Hong Kong da China, e “um país, dois sistemas” é a política nacional básica da China. “O governo central chinês se preocupa com Hong Kong e espera ver a implementação bem-sucedida contínua de ‘um país, dois sistemas’ mais do que qualquer um.”

Desde o retorno de Hong Kong à China, o governo central chinês tem governado a Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) de acordo com a Constituição da China e a Lei Básica da RAEHK, disse Wang. Ele acrescentou que a política de “um país, dois sistemas”, “patriotas governando Hong Kong”, e um alto grau de autonomia foram fielmente implementados, e os direitos e liberdades legais dos residentes de Hong Kong foram plenamente garantidos de acordo com a lei.

“Todas as coisas que fazemos, incluindo a promulgação da lei de segurança nacional em Hong Kong e a melhoria do sistema eleitoral de Hong Kong, visam manter e melhorar a instituição de ‘um país, dois sistemas’, garantir sua implementação estável e sustentada, e realizar a paz, estabilidade e prosperidade duradouras em Hong Kong”, disse ele.

Wang disse que desde que a lei de segurança nacional em Hong Kong entrou em vigor há quase um ano, Hong Kong recuperou a estabilidade e voltou ao caminho certo, com o capital internacional fluindo continuamente para Hong Kong e empresas estrangeiras mostrando maior confiança no ambiente de negócios de Hong Kong.

O sistema eleitoral melhorado de Hong Kong implementa plenamente o princípio de “patriotas governando Hong Kong”, reflete melhor a ampla e equilibrada participação política dos residentes de Hong Kong e acomoda melhor os interesses de todos os estratos sociais, todos os setores e todos os aspectos, disse ele.

Wang disse que o relatório recém-lançado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) reafirmou o status de Hong Kong como um centro financeiro internacional e lançou um voto de confiança nas perspectivas de desenvolvimento na região.

Ele disse que o chamado relatório britânico ignorou esses fatos básicos e não poupou esforços para atacar e difamar o governo central chinês e o governo da RAEHK. Ao mesmo tempo em que afirma se importar com a democracia de Hong Kong e os direitos dos residentes de Hong Kong, o que a Grã-Bretanha realmente quer é interferir na política de Hong Kong e nos assuntos domésticos da China, e perturbar Hong Kong.

Wang ressaltou que os assuntos de Hong Kong são puramente assuntos internos da China, dizem respeito à soberania, segurança e interesses fundamentais da China e não permitem interferência externa.

“Exortamos a Grã-Bretanha a cumprir o direito internacional e as normas básicas que regem as relações internacionais, enfrentar a realidade de que Hong Kong voltou à China há 24 anos, desistir de seus antigos sonhos coloniais, abandonar o padrão duplo e parar de divulgar relatórios relevantes”, disse Wang.

“A Grã-Bretanha também deve parar de interferir de qualquer forma nos assuntos internos da China, incluindo os assuntos de Hong Kong, e fazer mais coisas que sejam propícias à prosperidade e estabilidade de Hong Kong e ao desenvolvimento das relações China-Grã-Bretanha”, disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Congresso de Medicina Tradicional Chinesa reúne especialistas em 3 dias de atividades intensas

   Após três dias de imersão total na riqueza...

Brasil eleva comércio com China e reduz com os EUA ante ‘conversão’ de países emergentes, diz ONU

O relatório avalia que a possível causa de tal...

Novas forças produtivas para acelerar o crescimento econômico da China

No dia 5 de março, o premier chinês, Li...

Venezuela responde nota do Itamaraty: ‘Parece que foi escrita pelos EUA’

O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela emitiu comunicado...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado