China divulga medidas para expandir uso transfronteiriço do RMB

As autoridades chinesas implementaram várias medidas para apoiar a expansão do uso transfronteiriço do Renminbi (RMB) por empresas envolvidas em comércio exterior e trocas econômicas.

A medida visa facilitar ainda mais a utilização do RMB no comércio e investimento transfronteiriços, em uma tentativa de melhor atender às necessidades das empresas relacionadas ao comércio exterior em relação a transações e liquidação, investimento, financiamento e gerenciamento de riscos, de acordo com uma circular divulgada conjuntamente pelo Ministério do Comércio e pelo Banco Popular da China.

A circular pede esforços para facilitar a fixação de preços e a liquidação do RMB em todos os tipos de comércio e investimento transfronteiriços e instou os bancos a fornecerem serviços de liquidação mais convenientes e eficientes.

Os bancos também são incentivados a conceder empréstimos denominados em RMB no exterior e a inovar ativamente em produtos e serviços.

O documento assinala também a importância da abertura de plataformas para impulsionar a utilização transfronteiriça de RMB, incluindo zonas-piloto de livre comércio, o Porto de Livre Comércio de Hainan e zonas de cooperação econômica e comercial ultramarinas.

Devem também ser envidados esforços para reforçar o apoio à criação de parcerias empresariais, ao planeamento financeiro e à gestão de riscos com base nas necessidades das empresas, acrescentou a circular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui