China divulga nova imagem de Marte tirada pela sonda Tianwen-1

Fotos mostram explorador e plataforma chinesa no planeta vermelho

160

A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) divulgou na segunda-feira uma nova imagem da sonda Tianwen-1, mostrando o primeiro explorador de Marte do país e sua plataforma de pouso na superfície do planeta vermelho.

Na imagem, tirada por uma câmera de alta resolução, dois pontos brilhantes são visíveis no canto superior direito. O maior é a plataforma de pouso e o menor é o explorador de Marte Zhurong, revelou a CNSA.

O Zhurong desceu de sua plataforma de pouso para a superfície marciana em 22 de maio, iniciando sua exploração do planeta vermelho e tornando a China o segundo país após os Estados Unidos a pousar e operar um explorador em Marte.

A área escura ao redor da plataforma de pouso pode ser causada pela influência da pluma do motor durante o pouso. As listras simétricas e brilhantes na direção norte-sul da plataforma de pouso podem ser de poeira fina quando a plataforma de pouso esvaziou o combustível restante após o pouso, disse a CNSA.

Os pontos brilhantes no centro da imagem são a tampa traseira da cápsula de entrada e o paraquedas lançado durante o pouso. Outro ponto brilhante no canto inferior esquerdo da imagem é o escudo térmico da cápsula de entrada, explica a CNSA.

Desde 6 de junho, o explorador Zhurong está trabalhando na superfície para detectar o ambiente, mover-se pela superfície e realizar explorações científicas. Todos os equipamentos científicos a bordo do explorador estão acionados para coletar dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui