China exige que EUA suspendam imediatamente congelamento ilegal de ativos afegãos

O que os EUA devem fazer é imediatamente suspender seu congelamento ilegal dos ativos do banco central afegão

255
Aeroporto internacional Hamid Karzai, Kabul, Afeganistão em 18 de Agosto de 2021. foto: US Marine Corps

Os Estados Unidos simplesmente não estão qualificados para falar sobre democracia e direitos humanos. O que o país deve fazer é suspender imediatamente seu congelamento ilegal dos ativos do banco central afegão, disse na terça-feira Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês.

Ele fez as observações em uma coletiva de imprensa regular em resposta a uma declaração emitida na segunda-feira por 14 especialistas independentes de direitos humanos da ONU. A declaração culpou o governo dos EUA por piorar a vida das mulheres afegãs ao congelar bilhões de dólares em ativos do país.

- Publicidade Patrocinada -

A invasão do Afeganistão pelos EUA por 20 anos tirou a vida de 174 mil afegãos, incluindo mais de 30 mil civis, transformando quase um terço da população em refugiados, enquanto mais da metade enfrentou fome extrema durante o período, levando a um raro desastre humanitário, disse Wang.

Os Estados Unidos dizimaram um país e desperdiçaram o futuro de uma geração. No final, o país não só se afastou, mas também levou para si o dinheiro que o povo afegão estava dependendo para sua sobrevivência. Isso expôs totalmente a barbárie e a crueldade da chamada ordem internacional baseada em regras dos Estados Unidos, afirmou o porta-voz.

“O que os Estados Unidos devem fazer é imediatamente suspender seu congelamento ilegal dos ativos do banco central afegão, pedir desculpas e compensar o povo afegão pelos seus 20 anos perdidos e levar os assassinos do povo afegão à justiça”, exigiu Wang.

- Publicidade Patrocinada -

留言 DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui