China insta Japão a romper com militarismo

O Japão deve ser prudente em suas palavras e ações em questões históricas como o Santuário Yasukuni e romper com o militarismo, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores na segunda-feira (18).

Zhao Lijian fez os comentários em uma coletiva de imprensa diária em resposta a uma pergunta sobre o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida, enviando uma oferta ritual ao notório Santuário Yasukuni, que homenageia 14 criminosos de guerra japoneses Classe-A da Segunda Guerra Mundial e que é considerado pelos países vizinhos como um símbolo do militarismo passado do Japão.

Zhao disse que o movimento recente do Japão sobre a questão do Santuário Yasukuni reflete mais uma vez sua atitude errada em relação à sua história de agressão, e a China apresentou representações solenes por meio do canal diplomático.

O Japão deve cumprir sinceramente suas declarações e promessas de enfrentar e refletir sobre sua história de agressão, ser cauteloso em suas palavras e ações sobre questões históricas como o Santuário Yasukuni, romper totalmente com o militarismo e tomar ações concretas para vencer a confiança de seus vizinhos asiáticos e da comunidade internacional, disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui