China pede retomada do mecanismo de cooperação trilateral entre China, Afeganistão e Paquistão

Sob as atuais circunstâncias, a China, o Afeganistão e o Paquistão devem retomar o mecanismo de cooperação trilateral.

196

Sob as atuais circunstâncias, a China, o Afeganistão e o Paquistão devem retomar o mecanismo de cooperação trilateral e impulsionar as cooperações nas áreas de política, desenvolvimento e segurança, declarou o conselheiro do Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, nesta quarta-feira.

Wang fez as observações ao participar da reunião dos ministros das Relações Exteriores da China, Afeganistão e Paquistão em Tunxi, Província de Anhui, no leste da China. O ministro das Relações Exteriores paquistanês, Shah Mahmood Qureshi, e o ministro interino das Relações Exteriores do governo interino afegão, Amir Khan Muttaqi, participaram da reunião.

- Publicidade Patrocinada -

Wang pediu a três partes que construam uma confiança política mútua trilateral, apoiem as principais preocupações de cada lado e salvaguardem os interesses comuns.

As três partes devem fortificar a cooperação prática, promover a extensão do Corredor Econômico China-Paquistão para o Afeganistão, e ajudar o Afeganistão a participar da interconexão regional, salientou.

Wang também sugeriu que a China, o Afeganistão e o Paquistão melhorem a cooperação antiterrorismo, erradiquem o terreno fértil para terrorismo e alcancem a estabilidade a longo prazo na região.

Qureshi disse que o lado paquistanês apoia o Afeganistão na intensificação de contatos com o mundo, acrescentando que o Paquistão está pronto para continuar a ajudar o Afeganistão a melhorar a subsistência da população.

Os ativos afegãos no estrangeiro congelados devem ser devolvidos imediatamente, destacou Qureshi.

Por sua parte, Muttaqi disse que o lado afegão entende a preocupação da comunidade internacional sobre os direitos e interesses das mulheres e crianças, especialmente a educação para meninas, e promoverá isto ativamente e passo a passo. O governo interino nunca proibiu as meninas de irem à escola e reabriu 60% das escolas até o momento.

O lado afegão está disposto a prometer mais uma vez de forma solene à China e ao Paquistão e a todo o mundo que os terroristas nunca poderão usar o território afegão para prejudicar os interesses e os cidadãos de outros países, ressaltou.

Muttaqi agradeceu à China e ao Paquistão por fornecer um apoio inestimável para o desenvolvimento e a reconstrução do Afeganistão. O Afeganistão não está disposto a depender de assistência beneficente por muito tempo e espera fortalecer a cooperação tríplice e participar ativamente na construção conjunta do Cinturão e Rota.

As três partes também concordaram em manter um diálogo formal entre os ministros das Relações Exteriores da China, do Afeganistão e do Paquistão no devido tempo.

- Publicidade Patrocinada -

留言 DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui