China testa yuans digitais, o que pode orientar a adoção dessas moedas no mundo

Durante as comemorações na China para marcar o novo ano lunar, do boi, que começou em 12 de fevereiro, autoridades de várias cidades distribuíram yuans em envelopes vermelhos. Eram vales para serem baixados no celular, na forma de ‘yuans digitais’, segundo o jornal Financial Times

Durante as comemorações na China para marcar o novo ano lunar, do boi, que começou em 12 de fevereiro, autoridades de várias cidades distribuíram yuans em envelopes vermelhos — cor que simboliza fortuna na cultura chinesa. Eram vales para serem baixados no celular, na forma de “yuans digitais”.

Segundo o jornal Financial Times, a China está fazendo um experimento com uma nova tecnologia, que pode orientar a adoção mundial de moedas digitais e definir padrões técnicos globais. O país ainda não anunciou uma data de lançamento, mas planeja se tornar a primeira grande economia a introduzir uma moeda digital.

De acordo com o Financial Times, a China quer usar a Olimpíada de Inverno de 2022 como vitrine para exibir sua posição de líder mundial em tecnologia de pagamentos.

Um diretor da área de empresas asiáticas de um importante banco de Wall Street, que preferiu não ser identificado, afirmou ao jornal que o país é de longe o mais avançado na reflexão sobre uma moeda digital. “Eles estão pensando em coisas que o resto do mundo não está nem perto de pensar”, disse.

O Camboja lançou uma moeda digital, o bakong, no fim de 2020. Ainda segundo o Financial Times, a China espera que essa tecnologia ajude a promover o yuan internacionalmente e a enfraquecer a supremacia do dólar americano.

Fonte: Valor Investe — 23/02/2021

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui