Com aumento de demanda, China deve construir espaçoporto nos próximos anos

Com o crescimento intenso e rápido das atividades da indústria espacial privada na China, o país vai precisar construir um novo espaçoporto comercial nos próximos anos. Este novo centro comercial de lançamentos espaciais foi um dos itens incluídos em uma lista de projetos nacionais, presente no plano de planejamento de 2021 para 2025 no país. Ainda não há detalhes da localização das futuras instalações.

O centro foi incluído em um dos capítulos do plano, que recebeu o nome “construindo um sistema de infraestrutura moderna”. O documento mencionava um sistema de infraestrutura espacial, criado através da integração de sistemas de comunicação, navegação e satélites de sensoriamento remoto, além de ressaltar as conquistas espaciais da exploração humana. Entre os objetivos de longo prazo, estimados para 2035, estavam veículos de lançamento reutilizáveis e super pesados e industrialização de regiões relacionadas a atividades espaciais e militares.

Atualmente, a China possui quatro centros nacionais de lançamentos, que dão suporte aos foguetes Long March, da China Aerospace Science and Technology Corp. (CASC), a principal contratante do país. Contudo, o número e frequência de lançamentos vêm aumentando, e a quantidade de provedores destes serviços pode acabar restringida pelo gargalo causado pelas capacidades das instalações de lançamento atuais. Assim, o projeto foi aprovado após este aumento acentuado nos lançamentos da indústria espacial tradicional chinesa, além do desenvolvimento do setor espacial privado.

Ainda não há detalhes do projeto do espaçoporto e também não foram divulgadas informações sobre a localização do novo centro de lançamentos e nem das autoridades que vão ficar responsáveis pelas operações. Anteriormente, novas instalações de lançamentos comerciais foram propostas para serem construídas perto de Jiuquan e Wenchang. A cidade de Ningbo também havia feito uma proposta, sugerindo um local de lançamentos na província de Zhejiang, que iria contribuir para a expansão do centro aeroespacial da cidade.

Dou Xiaoyu, presidente do Congresso Nacional do Povo e vice-diretora da China Aerospace Science and Industry Corp. (CASIC), uma grande empresa estatal, já solicitou um projeto de espaçoporto comercial para atender um aumento de demanda inesperado para o lançamento de serviços espaciais. Segundo ela, o país precisa reforçar as capacidades do local de lançamento doméstico, além de continuar melhorando e otimizando o que já possui. Contudo, ela reforçou que políticas e regulamentos ainda precisam ser promulgados e aperfeiçoados.

A movimentação para construir estas novas instalações não é algo completamente inesperado, já que a agência espacial China National Space Administration (CNSA) afirmou, em 2018, que a construção de um espaço aberto e compartilhado de lançamentos espaciais comerciais estava em análise. Desta vez, o projeto surgiu após a criação de diversas políticas desenvolvidas para estruturar e dar suporte ao setor comercial de espaço do país, que foi aberto para o capital privado no final de 2014.

Fonte: Canaltech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui