Como bloquear as chamadas de telemarketing: nova estratégia está sendo utilizada

294
- 广告 Publicidade -

Receber ligações de números de telemarketing  pode ser uma experiência desagradável para muitas pessoas. Diversas vezes, as ligações advém de empresas que tentam vender pacotes que os clientes, muitas vezes, não têm interesse. Ou, ainda, podem vir de instituições que tentam convencer as pessoas a fazer um empréstimo.

Contudo, hoje em dia já é possível reconhecer os números de telemarketing com maior facilidade. Isso ocorre devido a uma medida da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. A empresa estabeleceu a obrigatoriedade da adição do prefixo 0303 nesse tipo de ligação. Assim, a medida está em vigor desde o dia 10 de março deste ano.

- Publicidade Patrocinada -

O que muda com a estratégia? 

Anteriormente, as pessoas costumavam saber que uma ligação estava relacionada à telemarketing através do prefixo 011 pois, geralmente, elas eram feitas de São Paulo.

De acordo com relatos de usuários, essas chamadas indesejadas estão cada vez mais elaboradas. Os prefixos passaram a se diversificar, e muitas pessoas recebem ligações em sequência ou, então, em horários que fogem do padrão usual.

Assim, pensando em auxiliar os clientes, a Anatel estabeleceu que os números de telemarketing teriam de ser obrigados a possuírem um prefixo específico, o 0303. Ele passou a ser obrigatório a partir do dia 10 de março para ligações feitas de celulares, e desde o dia 8 de junho, também para os telefones fixos. 

Como identificar chamadas de telemarketing?

Com essa mudança, agora os consumidores têm a oportunidade de identificar uma ligação. Ou seja, com isso, as pessoas podem possuir maior liberdade para decidir se desejam atender ou não as ligações recebidas.

Contudo, vale lembrar que a decisão não é para qualquer tipo de telemarketing. Assim sendo, a medida diz respeito apenas para o telemarketing considerado ativo, que são: instituições financeiras que incluem bancos, empresas que usam gravações para vender serviços e produtos e também instituições filantrópicas.

Como bloquear as chamadas?

Segundo especialistas, a má notícia é que a mudança possivelmente não fará com que a quantidade de ligações feitas diminua.

Por outro lado, há duas medidas que os cidadãos podem tomar para evitar maiores perturbações.

A primeira delas é um serviço online chamado Não me Perturbe, em que é possível cadastrar seu número de forma gratuita e não receber mais ligações das empresas registradas pelo site. Assim, cerca de 30 bancos, empresas de crédito e também de planos de celular e TV não poderão ligar para o seu número. Para ter acesso ao site, basta acessar o seguinte endereço eletrônico: https://naomeperturbe.com.br/

Outra alternativa é o Não Me Ligue, um serviço oferecido pelo Procon do Estado de São Paulo. Ele funciona de forma parecida com a possibilidade acima. Ao fazer o cadastro, o seu número vai para uma lista que proíbe ligações de telemarketing.

Ainda nessa plataforma, é possível falar sobre os canais que não estão respeitando o bloqueio. Para acessar o site e se cadastrar, basta acessar o seguinte link: https://bloqueio.procon.sp.gov.br/#/.

Vale lembrar que desde o ano de 2009, foram registradas mais de 290 mil reclamações sobre as empresas de telemarketing. Apenas neste ano já são cerca de 10 mil, o que mostra que essas ligações são um grande problema para uma boa parcela da população. Entretanto, com os serviços apresentados acima, pode-se melhorar a situação.

- Publicidade Patrocinada -

留言 DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui