Cresce o número de casos de covid-19 em todo o país, diz Fiocruz

Rio de Janeiro está entre os estados com número mais acentuado de casos junto com São Paulo e Paraíba

O Boletim Infogripe divulgado nesta quarta-feira (23) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta aumento da covid-19 entre os casos positivos de Síndrome Respiratória Grave Aguda (SRAG) em todo o país. O levantamento constatou que o crescimento é mais acentuado no Rio de Janeiro, Paraíba e São Paulo.

O estudo analisou o período de 13 a 19 de novembro e é referente à Semana Epidemiológica (SE) 46 e destaca que cada vez mais estados apontam para o aumento de casos graves de covid-19, que começou a partir do final de outubro e início de novembro. Na tendência de longo prazo (últimas seis semanas), 15 das 27 unidades federativas estão com esse cenário. De acordo com a Fiocruz, a gravidade está maior na população adulta e nas faixas etárias acima de 60 anos.

Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 6,2% para influenza A; 0,2% para influenza B; 16,3% vírus sincicial respiratório (VSR); e 61,8% Sars-CoV-2 (covid-19). Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 2,0% para influenza A; 0,0% para influenza B; 0,7% VSR; e 93,3% Sars-CoV-2.

Medidas de Proteção

O coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, alerta para a necessidade de retorno do uso das máscaras e ciclo vacinal completo para frear o aumento de casos e impedir a forma grave da doença.

“Para diminuir a transmissão do vírus, é extremamente importante que a população retome o uso de máscaras adequadas em situações de maior exposição, como transporte público, locais fechados ou mal ventilados, aglomerações e nas unidades de saúde. Além disso, estar com a vacinação em dia é fundamental para diminuir o risco de agravamento da doença”, destaca Gomes que ainda alerta para o uso de “boas máscaras”.

“Importante que a gente retome o uso de boas máscaras, N95, PFF2, na ausência dessas, o uso de uma máscara cirúrgica por baixo de uma máscara de pano também melhora a capacidade de filtragem dessas outras máscaras em situações de maior exposição e risco de transmissão da covid”, explica o pesquisador.

Estados e Capitais

Quinze das 27 unidades federativas apresentam crescimento moderado na tendência de longo prazo nos casos de SRAG até a SE 46: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Na maioria desses estados, o aumento está presente na população adulta e nas faixas etárias acima de 60 anos.

Dezessete das 27 capitais apresentam crescimento moderado na tendência de longo prazo até a SE 46: Aracaju (SE), Belém (PA), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui