Cúpula do G20 começa em Roma destacando pandemia, mudanças climáticas e recuperação

A 16ª Cúpula dos Líderes do Grupo dos 20 (G20) começou no sábado.

A cúpula de dois dias, realizada online e offline sob a Presidência Italiana, concentrar-se-á em desafios globais mais urgentes, com questões relacionadas com a pandemia da COVID-19, mudanças climáticas e recuperação econômica no topo da agenda.

O primeiro dia da cúpula apresenta a primeira sessão intitulada “Economia Global e Saúde Global”, enquanto a segunda e a terceira sessões no domingo se concentrarão em “Mudanças Climáticas e Meio Ambiente” e “Desenvolvimento Sustentável”, respectivamente.

Mesmo antes da pandemia, “enfrentamos o protecionismo, o unilateralismo e o nacionalismo”, disse o primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, em seu discurso de abertura, sublinhando que “quanto mais avançamos com todos os nossos desafios, mais fica claro que o multinacionalismo é a melhor resposta aos problemas que enfrentamos hoje”.

Criado em 1999, o G20, composto por 19 países mais a União Europeia, é o principal fórum de cooperação internacional em assuntos financeiros e econômicos.

O grupo representa quase dois terços da população mundial, mais de 80% do Produto Interno Bruto (PIB) global e 75% do comércio global.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui