Dia do Ano Novo Chinês é comemorado em evento na Prefeitura de Campinas

Cerimônia teve participação do prefeito e de representantes de entidades chinesas. Homenagens foram distribuídas na cerimônia.

880

Uma cerimônia marcou a comemoração do Dia do Ano Novo Chinês na Prefeitura de Campinas nesta terça-feira, dia 1º de fevereiro. Realizada na Sala Azul, a solenidade incluiu uma troca de condecorações entre os membros da Prefeitura e os representantes das entidades chinesas como símbolo da união e irmandade entre o Brasil e a China. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, e secretários municipais participaram do evento.

A Prefeitura de Campinas fez homenagens nesta terça-feira, 1o de fevereiro, data em que se comemora o Dia do Ano Novo Chinês que, em 2022, será o Ano do Tigre.

- Publicidade Patrocinada -

O calendário chinês é diferente dos países ocidentais, por isso o ano novo é celebrado em datas diferentes. Cada ano é vinculado a um dos 12 animais do horóscopo chinês. O ano de 2022 é o Ano do Tigre e vem depois do Ano do Boi.

O prefeito afirmou que Campinas se sente muito honrada em ter uma comunidade tão ativa na cidade e destacou os investimentos chineses que são importantes para geração de emprego e renda: “temos grandes empresas chinesas aqui na cidade e nossa vocação tecnológica é muito semelhante à da China. Que esse novo ano do Tigre seja de pleno desenvolvimento tanto para a China quanto para o Brasil”, concluiu o prefeito.

Também reforçando a importância da China na economia mundial, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, falou sobre a importância das parcerias entre Campinas e as cidades-irmãs chinesas de Fuzhou e Dongguan e da capacidade do povo chinês de se adaptar às transformações “os investimentos que estão sendo feitos na China tem impactado de forma significativa a economia, a sustentabilidade e a qualidade de vida de sua população”, afirmou a secretária.

Presente no evento, o presidente da Associação União Pacificadora da China, Li Jin Hui, explicou que o Ano Novo Chinês também é conhecido como a Festa da Primavera e disse que o Brasil é um importante parceiro econômico e cultural. Por isso, um evento como este é muito importante para celebrar a amizade entre os dois países.

Reforçando os laços de amizade com a cidade de Campinas, a cônsul-geral da China em São Paulo, Chen Peijie, participou virtualmente da solenidade, enviando um vídeo parabenizando o prefeito Dário Saadi e o município pela iniciativa. “O Ano do Tigre significa força e vigor. O Consulado está à disposição para trabalhar com Campinas para ampliar nossa cooperação e superar as adversidades. Juntos formamos uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade e para China e Brasil”, destacou a cônsul.

Também participaram do evento o secretário de Gestão e Controle, André Von Zuben, o diretor do Instituto Confúcio da Unicamp, Gao Qin Xiang, e também os representantes da Aliança Brasil-China, o presidente executivo, Zheng Jie Bo, o vice-presidente executivo, Li Li Min, o vice-presidente, Li Mingyuan, a diretora cultural, Ária Zheng Ya Meng, o presidente do conselho fiscal, Tak Chung Wu, a secretária executiva, Chan Li Jian, e o diretor, Yudong Liu.

Ano Novo Chinês   O Ano Novo Chinês começa entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro. Como o calendário chinês segue as fases da lua, o novo ano só começa quando o satélite realiza 12 ciclos completos. Em 2022, o ciclo se encerrou no dia 1º de fevereiro, marcando o início do novo ano. Os chineses relacionam cada novo ano a um dos 12 animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas 12 teriam se apresentado e, em agradecimento, Buda os transformou nos signos da astrologia chinesa.

Consul Geral da China em São Paulo, Dra.Chen Peijie fez seu discurso de forma online
- Publicidade Patrocinada -

留言 DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui