17.8 C
São Paulo
sábado - 20 abril 2024 - 03:24

Dia do Imigrante Chinês é celebrado com abertura de exposição em Campinas

Para estreitar ainda mais os laços com a China, a Prefeitura de Campinas comemorou nesta segunda-feira, 16 de agosto, o Dia do Imigrante Chinês. Uma cerimônia marcou a data e a abertura de uma exposição fotográfica no saguão principal do Paço Municipal. Denominada “Dia do Imigrante Chinês”, mostra de fotos ficará em cartaz até o dia 20 de agosto, e pode ser visitada gratuitamente das 9h às 17h.

Representante da Comunidade Chinesa Sr.Li Jinhui entregando uma lembrança para o prefeito Dario Saad.

A data comemorativa foi instituída pela Lei Municipal nº 15.643, de 3 de julho de 2018, passando a constar no calendário oficial de datas e eventos da cidade. A lei é um reconhecimento da contribuição da comunidade chinesa em Campinas, que tem, entre as cidades-irmãs, as chinesas Fuzhou e Dongguan, e as empresas chinesas BYD e CPFL State Grid instaladas no município.

Consul Geral da China em São Paulo, Dra. Chen Peijie fez o seu discurso de forma virtual

“A comunidade chinesa em Campinas é de suma importância para nossa cidade”, ressaltou o prefeito Dário Saadi, durante a cerimônia de quarta edição da comemoração do Dia do Imigrante Chinês, que neste ano foi realizada no Paço Municipal e não na Estação Cultura, devido à pandemia de covid-19.

COO LATAM do BYD Sr. Tyler Li fazendo Discurso durante o Evento.

“É um prazer estarmos aqui hoje, estreitando ainda mais os laços com nossos irmãos chineses e fortalecendo o nosso relacionamento com as empresas chinesas, que geram tantos empregos e fomento em termos de tecnologia, ciência e inovação para Campinas, cidade cuja vocação é voltada ao futuro”, declarou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi.

“É nosso total interesse nos aliarmos cada vez mais às empresas chinesas, gerando parcerias frutíferas para ambos. Estamos de portas abertas a vocês”, acrescentou o vereador Marcelo Silva, que representou a Câmara Municipal na cerimônia.

Apresentação Musical ao vivo durante o Evento.

A cerimônia contou também com a presença do secretário estadual de Transportes, Alexandre Baldy, representando o Governo de São Paulo; de representantes do Consulado Geral da República da China em São Paulo; de membros da Aliança Brasil-China de Campinas; do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina); do Instituto Confúcio da Unicamp; e do grupo Wushu Campinas.

Tradição

O Dia do Imigrante Chinês é comemorado no Brasil em 15 de agosto, porque remonta a esta data, no ano de 1900, quando um grupo de 107 imigrantes chineses chegou ao Porto de Santos, em São Paulo, no Vapor Malange, em busca de empregos e novas oportunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,0588
CNY
0,6993
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Cogumelos morchella chegam ao mercado e tocam a “melodia da colheita” da primavera

Recentemente, na base de cultivo de cogumelos morchella em...

Do Papa a ONU, mundo pede cautela para Irã e Israel após ataques

Apesar de ter causado poucos danos, o primeiro ataque já...

Gigantesco telescópio da China abraça intercâmbios internacionais, inclusive com Brasil

Na China está o maior radiotelescópio de prato único...

Iniciativa de “Livros Vagantes” Fomenta Virtudes e Enriquece a Vida Escolar na Primavera

No Condado de Cao, uma prática inspiradora tem transformado...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado