Discurso de Xi Jinping na Escola do Partido destaca confiança histórica do PCCh

Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), pediu nesta terça-feira esforços para aprofundar a revisão, estudo, educação e promoção da história do PCCh para melhor entender e fazer bom uso da experiência histórica do Partido no século passado.

Xi, também presidente chinês e presidente da Comissão Militar Central, fez as declarações ao discursar na cerimônia de inauguração de uma sessão de estudo na Escola do Partido do Comitê Central do PCCh, que contou com a presença de funcionários de nível provincial e ministerial.

A sessão de estudo teve como objetivo promover a aprendizagem e a compreensão da resolução adotada na sexta sessão plenária do 19º Comitê Central do PCCh sobre as principais realizações e a experiência histórica do Partido no século passado, observou Xi.

Ele pediu esforços para defender o grande espírito fundador do Partido, aumentar a confiança histórica, promover a unidade e a solidariedade, aumentar o espírito de luta e motivar todo o Partido, bem como o povo chinês de todos os grupos étnicos, a trabalhar incansavelmente para realizar a segunda meta centenária.

A cerimônia de abertura foi presidida por Li Keqiang e contou com a presença de Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Huning, Zhao Leji e Han Zheng, todos membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh. O vice-presidente Wang Qishan também participou do evento.

MARXISMO NO CONTEXTO CHINÊS

A resolução revisou de forma abrangente as conquistas na adaptação do marxismo ao contexto chinês e às necessidades da época por meio dos esforços do Partido no século passado, disse Xi.

“A teoria marxista não é um dogma, mas um guia para a ação; deve se desenvolver com a evolução da prática”, disse Xi.

A China está experimentando a maior e mais única inovação prática da história da humanidade, disse Xi, acrescentando que as tarefas duras de reforma, desenvolvimento e estabilidade, bem como os problemas, riscos, desafios e testes para a governança do país, são todos sem precedentes.

Xi pediu esforços para obter uma profunda apreciação da tendência subjacente dos tempos, coordenar melhor a defesa e o desenvolvimento do marxismo e continuar adaptando os princípios básicos do marxismo às realidades específicas da China e à boa cultura tradicional chinesa.

CONTRADIÇÕES E TAREFAS

O foco em analisar e resumir a compreensão e o entendimento do Partido das principais contradições enfrentadas pela sociedade chinesa e as principais tarefas ao longo do século passado é uma parte importante da resolução adotada na sessão plenária, observou Xi.

Xi enfatizou ter uma compreensão abrangente dos problemas, dando prioridade aos principais problemas e aspectos-chave deles.

Ele também destacou a abordagem de fazer avanços em áreas-chave para alcançar o desenvolvimento econômico e social geral.

PENSAMENTO ESTRATÉGICO

A resolução revisou de forma abrangente como o Partido constantemente apresentou estratégias e políticas sólidas no século passado, observou Xi.

Enfatizando a importância de melhorar o pensamento estratégico, Xi pediu esforços para manter uma firme determinação de implementar as estratégias e ao mesmo tempo elaborar políticas flexíveis de acordo com as realidades.

Todas as regiões e departamentos devem alinhar seu trabalho com as teorias, linhas, princípios e políticas do Partido, disse Xi, acrescentando que as decisões estratégicas tomadas pelo Comitê Central do PCCh devem ser implementadas incondicionalmente sem serem distorcidas.

AUTO-REFORMA

“É uma parte significativa da resolução analisar e revisar o estudo e a compreensão do Partido sobre a auto-reforma no curso de sua luta no século passado”, disse Xi.

Enfatizando que a chave para manter a natureza do PCCh como um partido marxista está no próprio Partido, Xi disse que a chave para a auto-reforma é a coragem de enfrentar os problemas diretamente e cortar até a essência para corrigi-los.

Xi pediu a todos os membros do Partido que sigam o espírito de auto-reforma, aumentem a consciência política de uma autogovernança plena e rigorosa do Partido e evitem qualquer afrouxamento em seu exercício.

Não haverá exceções para aqueles que violaram a disciplina do Partido ou a lei, enfatizou Xi.

EDUCAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA

Xi enfatizou que tem sido uma importante tarefa política para todo o Partido entender o sucesso passado do Partido e como ele pode continuar a ter sucesso no futuro, guiado pelo materialismo histórico e uma visão racional da história do Partido.

Exigindo um mecanismo regular e de longo prazo para a educação da história do Partido, Xi pediu que todo o Partido se concentre no estudo e implementação dos princípios orientadores da sexta sessão plenária do 19º Comitê Central do PCCh e da resolução.

Os membros dirigentes do Partido devem assumir a liderança, e a história do Partido deve ser melhor incorporada ao programa das escolas do Partido e ao currículo das escolas comuns. Ela deve ser uma forma de pensar e ser promovida adequadamente entre os jovens.

Presidindo a cerimônia de abertura da sessão de estudo, Li Keqiang pediu a todo o Partido que permaneça alinhado com as observações de Xi e as decisões e arranjos do Comitê Central do PCCh tanto em pensamento quanto em ação, fazendo esforços práticos para se preparar para a bem-sucedida convocação do 20º Congresso Nacional do PCCh.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui