Economia chinesa deve registrar recuperação constante em 2023

Apesar de o cenário de crescimento global estar obscurecido por incertezas em 2023, economistas e especialistas estão otimistas sobre as perspectivas para a China, esperando um apoio político mais forte e uma maior demanda doméstica para impulsionar uma recuperação constante na segunda maior economia do mundo.

Embora a resposta à pandemia otimizada da China possa interromper a atividade econômica no curto prazo, ela deve sustentar o crescimento do ano como um todo, disse Han Wenxiu, vice-diretor executivo do escritório do Comitê Central de Assuntos Financeiros e Econômicos.

Han acredita que a recuperação se acelerará no primeiro semestre deste ano, especialmente no segundo trimestre, quando mais fábricas aumentarem a produção e as empresas reabrirem.

Wen Bin, economista-chefe do Banco Minsheng da China, disse que o aquecimento da demanda doméstica impulsionará uma reviravolta na economia chinesa este ano e estima o crescimento do PIB do país em cerca de 5,5%.

A economia da China seguirá uma trajetória de crescimento geralmente ascendente em 2023, apesar das potenciais flutuações trimestrais, disse Huang Wentao, analista da China Securities. Huang espera que a taxa de crescimento do ano seja de 5,1%.

POLÍTICAS EM PREPARAÇÃO

Especialistas esperam que a China renove seu apoio político ao crescimento, o que funcionaria em sinergia com o pacote de políticas existente e impulsionaria uma recuperação econômica constante.

A China fortalecerá a coordenação política ao longo do ano, com medidas para liberar totalmente os efeitos das políticas introduzidas no segundo semestre de 2022, disse Zhao Chenxin, vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

O país intensificará a política fiscal para uma melhor eficácia e tornará a política monetária prudente direcionada e eficaz, possivelmente elevando sua relação déficit/PIB para 3% e a emissão de títulos especiais para cerca de 3,8 trilhões de yuans (US$ 549,68 bilhões) em 2023, disse Wen.

O governo já está em movimento. Em uma conferência nacional realizada na semana passada, o ministro das Finanças, Liu Kun, exigiu esforços para alavancar a política fiscal proativa de maneira mais direta e eficaz, ajustar as políticas de apoio às empresas e aumentar a confiança no mercado.

À luz dos recentes ajustes de política da China, os mercados têm muitas razões para se tornarem positivos, disse Lu Ting, economista-chefe da empresa de valores mobiliários Nomura para a China, em um relatório de perspectivas econômicas para 2023.

UM MOTOR FORTE

À medida que a China muda gradualmente do modo tradicional de crescimento liderado pelo investimento para um que apresenta investimento e consumo, os especialistas antecipam que a demanda doméstica desempenhará um papel maior na condução do crescimento econômico.

Em particular, os economistas estão depositando suas esperanças no renascimento do consumo este ano, à medida que a economia recupera força.

Considerando-se o aumento da renda, as políticas pró-consumo e uma base baixa no ano passado, o consumo na China provavelmente aumentará 9% ano a ano em 2023, disse Wen.

De acordo com o Chasing International Economic Institute, a despesa de consumo per capita na China deverá crescer de 8% a 12% em relação ao ano anterior em 2023, enquanto as vendas totais de bens de consumo no varejo se expandirão de 7% a 11% ano a ano.

A China precisa abordar a questão da demanda insuficiente em casa e priorizar a recuperação e a expansão do consumo, disse Wang Yiming, vice-chefe do Centro Chinês de Intercâmbios Econômicos Internacionais.

Para esse fim, o país deve trabalhar para aumentar a renda das pessoas, especialmente para aqueles duramente atingidos pela pandemia, relaxar adequadamente as restrições à compra de casas e empréstimos hipotecários, assim como reavivar o consumo de serviços, disse Wang.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui