Em carta a embaixador da China, Lira pede ‘olhar solidário’ para ajudar Brasil a superar pandemia

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), enviou nesta terça-feira (9) uma carta ao embaixador da China, Yang Wanming, na qual pede um “olhar solidário” e “amigo” do governo chinês para ajudar o Brasil a superar a pandemia do novo coronavírus.

Lira pediu insumos e vacinas aos chineses “neste grave momento” da crise sanitária no Brasil.

O país registrou 1.114 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e chegou ao total de 266.614 óbitos. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 1.540, ainda em alta e novamente em recorde como a maior desde o início da pandemia. A variação foi de 41% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

Lira participou na manhã desta terça de uma videoconferência com o embaixador chinês. Na carta, divulgada minutos após o encontro, o presidente da Câmara afirmou que o Legislativo também faz parte do governo brasileiro, em contraposição ao Poder Executivo que perdeu interlocução com a China após ataques do governo, de filhos do presidente e do próprio Bolsonaro.

“Quero dizer que os interesses permanentes dessas duas grandes nações nunca foram nem poderão ser afetados pelas circunstâncias, pelas ideologias, pelos individualismos. Mas apenas e tão somente pelo interesse nacional e pelo bem-estar dos nossos povos. A China é nosso maior parceiro comercial e o Brasil respeita a China, que merece o nosso reconhecimento assim como eu tenho certeza que a China respeita o nosso Brasil”, escreveu Lira.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui