Encontro reuniu empresários de Chongqing e brasileiros

Aconteceu na manhã desta quinta (26) um evento de business matchmaking organizado pela LIDE China, em parceria com a Invest SP e o Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT na sigla em inglês) de Chongqing.

Com o discurso da representante do CCPIT Chongqing responsável pela organização do evento, sra. Zou Hang, o encontro teve início às 9h da manhã (GMT -3) e contou com a presença de figuras ilustres. O vice presidente do CCPIT, sr. Deng Wennian, também compareceu ao encontro.

Após as falas do CCPIT Chongqing, o sr. Tian Yuzhen, conselheiro comercial do Consulado Geral da China em São Paulo, comentou a importância do evento, principalmente por ocorrer em um momento de dificuldade, citando a pandemia e o conflito no leste europeu. Mencionando a participação do presidente da China, Xi Jinping, no último encontro do BRICS, Tian louvou a inciativa de propor a criação de uma comunidade de futuro compartilhado, alinhando cada vez mais os países emergentes e em desenvolvimento.

Pelo escritório em Shanghai da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Invest SP), órgão ligado à secretaria de desenvolvimento do Estado de São Paulo, o sr. José Mário Antunes enviou uma contribuição gravada em chinês. A Invest SP também apresentou seu vídeo institucional, no qual é exibidas as principais atividades comerciais exercidas em São Paulo.

A última fala de abertura do evento foi feita pelo sr. José Ricardo dos Santos Luz Júnior, CEO do LIDE China. Em sua fala, Ricardo lembrou os 48 anos de relações de amizade entre Brasil e China, uma relação de ganha-ganha, respeito mútuo e não-intervenção entre os dois países. Ricardo também citou o Plano Decenal 2012-2021, quando a relação Brasil-China foi elevada à categoria de parceria estratégica global. Naquele documento estariam traçadas linhas gerais para a formulação de políticas visando o desenvolvimento mútuo, pondo as questões pragmáticas acima das questões ideológicas.

Encerrada a abertura do evento, o encontro de business matchmaking teve início, com participação de representantes de empresas brasileiras e chinesas, sobretudo nas áreas de agricultura, produtos elétricos e mecânicos, autopeças e lâmpadas de LED.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui