Esquema misto de vacinas Pfizer e AstraZeneca gera melhor resposta

Resultado é de estudo conduzido pela Universidade de Oxford com doses de diferentes imunizantes na primeira e segunda aplicações

Um esquema misto de vacinas contra covid-19 em que uma injeção de Pfizer/BioNTech é administrada quatro semanas após uma injeção de AstraZeneca produzirá melhores respostas imunológicas do que dar outra dose de AstraZeneca, concluiu um estudo da Universidade Oxford divulgado nesta segunda-feira (28).

O estudo, chamado Com-COV, comparou esquemas mistos de duas doses das vacinas Pfizer e AstraZeneca e descobriu que, em qualquer combinação, elas produziram altas concentrações de anticorpos contra a proteína spike do coronavírus.

Os dados apoiam a decisão de alguns países europeus que começaram a oferecer alternativas ao AstraZeneca como uma segunda injeção após a vacina ter sido associada a raros coágulos sanguíneos.

Matthew Snape, o professor de Oxford por trás do ensaio, disse que as descobertas poderiam ser usadas para dar flexibilidade aos lançamentos de vacinas, mas não eram grandes o suficiente para recomendar uma mudança mais ampla de programações clinicamente aprovadas por conta própria.

“É certamente encorajador que essas respostas de anticorpos e células T pareçam boas com os cronogramas mistos”, disse ele a repórteres.

“É certamente encorajador que essas respostas de anticorpos e células T pareçam boas com os cronogramas mistos”, disse ele a repórteres.

“Mas eu acho que seu padrão deve permanecer, a menos que haja uma boa razão de outra forma, para o que está provado que funciona”, acrescentou ele, referindo-se aos esquemas de vacinas de mesma injeção avaliados em testes clínicos.

A maior resposta de anticorpos foi observada em pessoas que receberam duas doses da vacina Pfizer, com ambos os esquemas mistos produzindo melhores respostas do que duas doses da vacina AstraZeneca.

Uma injeção de AstraZeneca seguida por Pfizer produziu as melhores respostas de células T e também uma resposta de anticorpos mais alta do que a Pfizer seguida pela AstraZeneca.

Os resultados foram para combinações de vacinas administradas em intervalos de quatro semanas para 830 participantes.

O Com-COV também está analisando esquemas mistos ao longo de um intervalo de 12 semanas, e Snape observou que a injeção da AstraZeneca era conhecida por produzir uma resposta imunológica melhor com um intervalo mais longo entre as doses.

Na Grã-Bretanha, as autoridades sugeriram um intervalo de oito semanas entre as doses da vacina para maiores de 40 anos e um intervalo de 12 semanas para outros adultos.

“Dada a posição de fornecimento estável do Reino Unido, não há razão para alterar os calendários de vacinas neste momento”, disse o vice-chefe médico da Inglaterra, Jonathan Van-Tam, acrescentando que os dados em um intervalo de 12 semanas influenciariam futuras decisões sobre a implementação programa.

Mais de 80% dos adultos na Grã-Bretanha já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, e 60% receberam duas injeções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui