EUA e China devem buscar forma de coexistir e cooperar, diz Kissinger

153

O ex-secretário de Estado dos EUA e diplomata experiente Henry Kissinger pediu nesta terça-feira aos Estados Unidos e à China que procurem uma maneira de coexistir e cooperar entre si.

“É essencial que a China e os Estados Unidos superem suas dificuldades”, disse Kissinger em um discurso em vídeo no jantar de gala anual do Comitê Nacional dos Estados Unidos para as Relações com a China (NCUSCR, sigla em inglês), com sede na cidade de Nova York.

Ele observou que “é ainda mais importante a China e os Estados Unidos encontrarem alguns projetos comuns nos quais possam cooperar”.

O veterano diplomata e estrategista de 98 anos, que serviu sob dois presidentes dos EUA, Richard Nixon e Gerald Ford, também ressaltou a importância de ambos os lados entenderem que “não pode haver vencedores nacionais em competições nacionais” no mundo de hoje.

“É fundamental encontrar um caminho para a coexistência e a cooperação”, insistiu.

Fundada em 1966, NCUSCR é uma organização apartidária e sem fins lucrativos dedicada à promoção do entendimento e da cooperação entre os Estados Unidos e a China.

O evento de terça-feira atraiu centenas de participantes e contou com discursos do embaixador chinês nos Estados Unidos, Qin Gang, do ex-secretário do Tesouro dos EUA e atual presidente do Comitê Nacional do NCUSCR, Jacob Lew, e da ex-secretária de Transportes e do Trabalho dos EUA Elaine Chao.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui