EUA e China não devem deixar Brasil ‘de joelhos’ por vacina, diz Kátia Abreu

“Estamos precisando falar para o mundo que nos convertemos em um grande covidário. Representamos um risco global de ser produtor de novas cepas. Precisamos de vacinas, e muitas. Não pode ser a conta-gotas, como estamos recebendo”, afirmou nesta segunda-feira, a senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, à BBC News Brasil.

Há semanas, Kátia Abreu articula uma ofensiva no Congresso, independente do Itamaraty, para tentar acessar mais doses de vacinas no exterior para a população brasileira. Seu foco está nos dois maiores parceiros comerciais do Brasil: EUA e China.

Ela já promoveu reunião entre senadores e o embaixador chinês Yang Wanming, levou ao ministro da saúde Eduardo Pazuello possibilidade de negociação com novos laboratórios chineses e seu último movimento foi costurar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), uma carta apelo à vice-presidente americana Kamala Harris para que os americanos vendam ao Brasil parte de seu suprimento de vacinas AstraZeneca-Oxford, que ainda não tem autorização para uso emergencial pelo órgão regulador dos EUA, a FDA.

A carta foi encaminhada na sexta, 19/3 e até agora não houve resposta.

Fonte: BBC News Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui