Evento com a prefeitura de Xiamen celebrou a assinatura de mais de US$ 1 bilhão em contratos no Brasil

Na manhã desta quarta (10), uma comitiva da cidade de Xiamen realizou um evento para assinatura de contratos entre empresas brasileiras e oito empresas chinesas da cidade. Os projetos, sobretudo na área de manufatura inteligente, biotech e importação de produtos agrícolas, somam mais de um bilhão de dólares.

Além da celebração dos contratos, o evento apresentou a cidade de Xiamen e promoveu o Centro de Inovação de Parceria do BRICS para a Nova Revolução Industrial (CIP BRICS). Na ocasião, autoridades brasileiras chinesas, além de membros do corpo diplomático chinês, marcaram presença.

Realizado na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com o apoio do representante do setor de Comércio Internacional, Ricardo Cury, o encontro recebeu figuras ilustres, como a Cônsul Geral da China em São Paulo, Sra. Chen Peijie, o prefeito de Xiamen, Sr. Huang Wen Hui, o prefeito de Mauá, Marcelo de Oliveira, o CEO da LIDE China, José Ricardo Luz, e o presidente da Câmara de Comércio e Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC), Sr. Fabio Hu.

Cônsul Geral da China em São Paulo, Sra. Chen Peijie (Foto: Agência Brasil China / Victor Vivacqua)

O prefeito da cidade paulista de Mauá, Marcelo de Oliveira (PT), comentou sobre a retomada das agendas estratégicas entre Brasil e China pelo novo governo Lula e mencionou as parcerias na perspectiva da reindustrialização do Brasil, sob bases sustentáveis, como força para impulsionar a geração de emprego e renda.

Prefeito de Mauá, Marcelo de Oliveira (Foto: Agência Brasil China / Victor Vivacqua)
Cônsul Geral da China em São Paulo, Sra. Chen Peijie (Foto: Agência Brasil China / Victor Vivacqua)
Cônsul Geral da China em São Paulo, Sra. Chen Peijie (Foto: Agência Brasil China / Victor Vivacqua)
Presidente da Câmara de Comércio e Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC), Sr. Fabio Hu (Foto: Agência Brasil China / Victor Vivacqua)

Contratos assinados somam mais de um bilhão de dólares

A Xiamen Jianfa Group, em cima da cooperação já existente em relação ao algodão brasileiro, expandirá ainda mais sua colaboração em produtos de várias categorias, como açúcar e café.

A Xiamen ITG Agricultural Products aprofundará ainda mais sua cooperação com as empresas contratantes no campo dos produtos agrícolas, e neste ano comprará 500 mil toneladas de soja e grãos do Brasil, entre outros produtos agrícolas.

A Xiamen Xiangyu e seus parceiros vão colaborar alavancar as vendas de aço este ano, aproveitando as vantagens de seus próprios recursos e canais no setor para que os produtos de aço chineses adquiram reconhecimento global.

A TPV Technology Co. Ltd. e sua maior base de produção na América Latina, Manaus, estabeleceram uma cooperação de produção de televisores LCD este ano para a fábrica de Manaus e, ao mesmo tempo, impulsionar o valor de exportação de Xiamen.

A Xiamen Wanji Biotechnology Co. Ltd. trabalhará com as empresas parceiras para promover vários projetos de serviços de teste genético no Brasil.

Em termos de armazenamento de energia, a Xiamen Kehua Digital Energy Tech Co. Ltd. fornecerá produtos de conversão de energia e soluções de sistemas de armazenamento de energia para as empresas contratantes este ano e planeja completar a colaboração em produtos de armazenamento de energia de 100 MW/200 MWh em 2023, fornecendo serviços de garantia de energia para mais de mil clientes empresariais e comerciais no Brasil, incluindo supermercados, fábricas e fazendas.

A Xiamen Golden Dragon Bus Co. Ltd. planeja vender 1.000 novos ônibus de energia limpa no Brasil entre 2023 e 2028, promovendo mais carros feitos em Xiamen no mercado brasileiro.

A Luckin Coffee assinou um pedido de compra de 11.000 toneladas de café verde.

Xiamen, a “Cidade dos BRICS”

A assinatura de oito projetos de alto nível demonstra as boas relações comerciais entre Xiamen e o Brasil. O sucesso da IX Cúpula do BRICS em Xiamen, em 2017, e o lançamento do CIP BRICS em Xiamen, em 2020, abriram novas oportunidades para a cooperação comercial entre a cidade e os países do BRICS.

Nos dois anos desde a construção do CIP BRICS, o centro se concentrou na coordenação de políticas, treinamento de talentos, desenvolvimento de projetos e promoveu a cooperação prática dos países que compõe o BRICS. Em 2022, o volume total de importação e exportação entre Xiamen e os países do BRICS atingiu U$ 13,6 bilhões, um aumento de 29,9%, com um volume de comércio de U$ 3,99 bilhões com o Brasil, o que representa a maior proporção.

(Edição: Luan Medeiros e Thayna Zanocco)