Exército da China envia 39 aeronaves e 3 navios para o estreito de Taiwan

O Ministério da Defesa de Taiwan disse nesta quinta-feira (22) que as suas Forças Armadas registraram 39 aeronaves e três navios do Exército de Libertação Popular (ELP) da China nas últimas 24 horas.

De acordo com o ministério, 21 caças J-16, um veículo aéreo não tripulado CH-4, duas aeronaves de alerta aéreo antecipado KJ-500, uma aeronave de carga Y-20, um helicóptero utilitário Z-9 e quatro bombardeiros a jato H-6 cruzaram a linha mediana do estreito de Taiwan.

Segundo um comunicado publicado nas redes sociais, as forças de Taiwan “monitoraram a situação e designaram aeronaves CAP (caças de combate), embarcações da Marinha e sistemas de mísseis terrestres para responder a essas atividades”.

A situação em torno de Taiwan piorou depois que a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, visitou a ilha no início de agosto.

A China condenou a viagem de Pelosi, que considerou um gesto de apoio ao separatismo, e lançou exercícios militares de grande escala nas proximidades de Taiwan.

Vários países, incluindo França, Lituânia, Estados Unidos, Japão e, mais recentemente, também a Alemanha, enviaram suas delegações à ilha desde então, aumentando ainda mais as tensões na região.

Recentemente, o ministro da Defesa da China Wei Fenghe, durante uma reunião com seu homólogo dos EUA, Lloyd Austin, alertou que seu Exército é capaz de derrotar qualquer força estrangeira que pretenda interferir em sua política interna e Taiwan.

O ministro chinês observou que os assuntos relacionados a Taiwan são de interesse fundamental da China e são a “primeira linha vermelha” que não deve ser cruzada por Washington.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui