18.6 C
São Paulo
quinta-feira - 28 março 2024 - 07:02

Facebook anuncia Meta, novo nome para sua controladora

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (28) que sua controladora passa a se chamar Meta. O nome substituirá o Facebook Inc. e será usado para se referir à marca responsável pela rede social Facebook e por aplicativos como Instagram e WhatsApp.

A mudança ocorre em meio ao vazamento de uma série de documentos internos da empresa, caso que ficou conhecido como “Facebook Papers”.

O material divulgado por ex-funcionários revelou que o Facebook sabia que radicalizava seus usuários e que o Instagram é “tóxico” para adolescentes. Entre outras acusações, também está o uso de algoritmo que facilitava a disseminação de informações falsas.

O anúncio da mudança de nome foi feito pelo cofundador da empresa Mark Zuckerberg durante evento sobre realidade virtual e o chamado metaverso.

“O Facebook é um dos produtos mais usados na história do mundo. É uma marca icônica de rede social”, disse o executivo. “Mas cada vez mais, não engloba tudo o que fazemos”.

Facebook revela novo sinal na California após mudar o nome para 'Meta'
Facebook revela novo sinal na California após mudar o nome para ‘Meta’

“Construir nossos aplicativos de redes sociais sempre será um foco importante para nós. Mas, nesse momento, nossa marca está tão intimamente ligada a um produto que não pode representar tudo o que fazemos hoje, muito menos no futuro”, continuou Zuckerberg.

“Com o tempo, espero que sejamos vistos como uma empresa de metaverso e quero ancorar nosso trabalho e identidade na direção do que estamos construindo”, disse o executivo.

Zuckerberg ao apresentar o 'metaverso' do Facebook. — Foto: Reprodução
Zuckerberg ao apresentar o ‘metaverso’ do Facebook. — Foto: Reprodução

Os aplicativos Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger, e a empresa de dispositivos de realidade virtual Oculus seguirão com o mesmo nome. A novidade é que todas estarão sob o guarda-chuva da Meta.

A situação é parecida com a do Google, que em 2015 criou a Alphabet, uma controladora para várias divisões da empresa, como o buscador Google e a empresa de mobilidade Waymo.

Logo do Meta, novo nome da controladora do Facebook — Foto: Reprodução
Logo do Meta, novo nome da controladora do Facebook — Foto: Reprodução

Mudança em meio a vazamentos

O caso foi publicado inicialmente pelo “Wall Street Journal”, mas depois um consórcio de 17 veículos americanos publicou detalhes sobre os documentos. O material foi vazado por Frances Haugen, ex-gerente de produtos do Facebook.

No início de outubro, Haugen deu um depoimento contra o Facebook no Senado dos Estados Unidos. Ela pediu a regulamentação da empresa por entender que os produtos da companhia prejudicam crianças e enfraquecem a democracia.

“Acredito que os produtos do Facebook prejudicam as crianças, intensificam a divisão e enfraquecem a nossa democracia”, destacou Haugen. “É preciso que o Congresso aja. Essa crise não será resolvida sem a sua ajuda”.

Na segunda-feira (25), o jornal “The New York Times” revelou que, em memorando interno de 2019, o Facebook concluiu que seus mecanismos levaram à proliferação de desinformação e discurso de ódio.

No mesmo dia, Haugen disse ao Parlamento britânico que a empresa fomentará mais atos violentos ao redor do mundo por conta da forma como seus algoritmos são projetados para promover conteúdo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

‘Grande dia!’: confira repercussão da prisão de mandantes do assassinato de Marielle Franco

A prisão dos suspeitos de serem os mandantes do...

Aposta dos EUA em armas nucleares em Taiwan pode agravar tensão no Sudeste Asiático, notam analistas

Os Estados Unidos vêm apostando na produção de armas nucleares táticas,...

A Dança do Quilin, Um Patrimônio Cultural Imaterial em Movimento

Recentemente, na praça cultural da aldeia Shuiniuli, vila de...

Novas fábricas impulsionam o crescimento de alta qualidade na China

O maior produtor de aço da China tem lançado uma série...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado