Festival de Filmes Brasileiro chega em Beijing após Festival da Primavera de 2022

Após o tradicional Festival da Primavera da China, é a vez de Beijing contemplar os oito filmes brasileiros do festival. A exibição acontecerá na Cinemateca Broadway de Beijing e no Palace Cinema de 18 a 27 de fevereiro.

521
- 广告 Publicidade -

Desde setembro do ano passado o 4º Festival de Filmes Brasileiros na China, coorganizado pela Embaixada do Brasil na China e a Cinemateca Broadway, trouxe grandes produções cinematográficas brasileiras para a China. O Festival já passou por Shanghai, Shenzhen, Guangzhou, Kunming, Hangzhou, Ningbo e Chengdu.

Após o tradicional Festival da Primavera da China, é a vez de Beijing contemplar os oito filmes brasileiros do festival. A exibição acontecerá na Cinemateca Broadway de Beijing (MOMA) e no Palace Cinema (CWTC BJ) de 18 a 27 de fevereiro.

- Publicidade Patrocinada -

Mostrar a diversidade do Brasil para o público chinês é o principal objetivo da atual edição do Festival de Filmes Brasileiros na China. Com curadoria de Adriana Dutra e Cláudia Dutra, o festival contempla a diversidade cultural e paisagística do Brasil e abrange diferentes temáticas, gêneros e linguagens cinematográficas produzidos por profissionais de alta qualidade em diferentes estados do país latino-americano.

O filme de abertura, “Aos Olhos de Ernesto” (2019), foi vencedor do prêmio da crítica no Festival Internacional de Cinema de São Paulo e indicado a outros importantes festivais internacionais.

“Aos Olhos de Esnesto” conta a história de Ernesto, um fotógrafo uruguaio de 78 anos residente no Sul do Brasil que enfrenta as limitações da velhice, como a solidão e a cegueira crescente. Quando Bia, uma jovem cuidadora de cachorros, invade sua vida, ele percebe que envelhecer pode significar rejuvenescer e que a vida e o amor são possíveis mesmo para quem já tem quase oitenta anos.

Este ano, o festival tem também dois documentários, “Amazônia Groove” (2018) e “Dom Salvador & Abolição” (2020), ambos relacionados à música, elemento de grande peso na cultura brasileira.

O filme “Amazônia Groove” (2018) mostra as belezas da região amazônica e a riqueza das tradições e ritmos dos seus habitantes locais.

Já o filme “Dom Salvador & Abolição” (2020) conta a história da origem do funk brasileiro no Rio de Janeiro através dos olhos de seu criador, o músico Dom Salvador, que tocou com os nomes mais importantes da Bossa Nova.

“Três Verões” (2019) mostra, de modos distintos, como a corrupção acaba não só com o sistema de representação política, mas também com relações familiares e de amizade. O filme é uma comédia com enredo voltado para o oportunismo.

A seleção de filmes inclue também histórias de superação, como “João, o Maestro (2017) e “Maria do Caritó” (2020). O primeiro mostra as voltas e reviravoltas na vida de João Carlos Martins, um dos mais talentosos pianistas brasileiros do século XX, que sofreu um acidente no auge da carreira, mas insistiu em tocar piano apesar de todas as dificuldades que encontrou na vida. O segundo é sobre a história de Maria, uma mulher de meia idade que está desesperada para encontrar um marido e termina descobrindo a beleza e a força em ser responsável pela própria vida.

“Os filmes que selecionamos para este festival refletem a diversidade cultural e regional do Brasil. Esperamos sinceramente que o público em Beijing aprecie. Esperamos continuar trazendo mais filmes brasileiros para a China no futuro e apresentar mais aspectos da cultura brasileira aos nossos amigos chineses”, disse Paulo Estivallet, embaixador do Brasil na China, lembrando que Brasil e a China assinaram um acordo de co-produção no cinema e estão negociando outro na TV.

Segundo Larissa Costa, chefe da Seção Cultural da Embaixada do Brasil, o Festival de Filmes Brasileiros na China é fundamental para aumentar o intercâmbio entre brasileiros e chineses. “Estamos entusiasmados em concluir esta edição do Festival de Filmes Brasileiros na China em Beijing, local onde o festival começou anos atrás. Nos últimos meses, pudemos ver como o público de outras cidades recebeu os filmes desta edição e estamos confiantes de que o mesmo acontecerá em Beijing”, explicou.

- Publicidade Patrocinada -

留言 DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui