Funcionários do governo dos EUA pressionam pela venda forçada das operações do TikTok

A venda forçada é apoiada por representantes do Pentágono e do Departamento de Justiça, que temem que o aplicativo chinês seja usado para influência política e espionagem.

Alguns funcionários do governo dos EUA, citando preocupações de segurança, estão pressionando por uma venda forçada das operações nos EUA da plataforma TikTok, de propriedade chinesa, informou o Wall Street Journal.

De acordo com o jornal, citando pessoas ligadas à situação, a medida foi projetada para garantir que a China não possa usar o aplicativo para influência política e espionagem.

A proposta de venda apareceu nas discussões do Comitê de Investimentos Estrangeiros dos EUA, um painel interagências do governo que mantém negociações com o TikTok há mais de dois anos para separar os dados e operações da empresa do governo chinês.

A venda forçada é apoiada por representantes do Pentágono e do Departamento de Justiça no painel, informou o jornal, acrescentando que o aplicativo deve ser separado de seu proprietário chinês, a ByteDance Ltd., com sede em Pequim. No entanto, o Departamento do Tesouro, que preside o painel, está buscando outras soluções possíveis.

Mais de 100 milhões de americanos usam o aplicativo TikTok nos Estados Unidos. O ex-presidente dos EUA Donald Trump tentou, sem sucesso, colocar o TikTok sob o controle dos EUA.

A empresa proprietária do TikTok se recusou a comentar sobre a perspectiva de venda forçada, acrescentando que pode atender às preocupações do governo dos EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui