Generais das Forças Armadas da China visitam Brasil para conhecer projetos do Exército Brasileiro

Membros das Forças Armadas da China fizeram uma visita ao quartel-general do Exército Brasileiro em Brasília na semana passada. O encontro ocorreu no dia 1º de junho, mas somente ontem (5) foi divulgado pela força.

Com uma delegação de 18 pessoas, a visita dos militares chineses faz parte da viagem de estudos estratégicos da Universidade de Defesa Nacional da China ao Brasil, segundo informou o portal do Exército Brasileiro.

A delegação chinesa foi chefiada pelo general Zheng He, general sênior da universidade e acompanhada pelo general Zhang Linhong, adido militar da Embaixada da China no Brasil.

No quartel-general, a delegação foi recebida pelo chefe do Escritório de Projetos do Exército, general de brigada Rocha Lima, e assistiu, no salão Guararapes, uma apresentação sobre a história do Exército Brasileiro. Na sequência, a comitiva assistiu a apresentações sobre as características e os projetos estratégicos da força.

Após os eventos, a comitiva foi recebida pelo chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro, general Fernando José Sant’ana Soares e Silva, que destacou a importância da relação entre ambos os países.

“A cooperação militar entre o Brasil e a China tem uma longa história, e esta visita visa aprofundar ainda mais as relações”, afirmou.

O intuito do encontro, de acordo com a força brasileira, é reforçar os laços de amizade entre as duas nações, marcando a retomada das atividades presenciais entre os dois Exércitos após o fim das restrições sanitárias impostas pela pandemia da COVID-19.

A passagem dos militares chineses pelo Brasil também incluiu uma visita ao Rio de Janeiro, onde os militares conheceram a Escola Superior de Guerra (ESG) e o Forte de Copacabana.