Foi dada a largada! Inauguração da Casa Olímpica marca a contagem regressiva para Beijing 2022

Evento na última segunda (24) organizado pelo consulado chinês de São Paulo e a CBDG reuniu figuras de Estado, atletas e jornalistas do Brasil e da China para inaugurar a Casa das Olimpíadas de Inverno Beijing 2022, marcando a contagem regressiva de 10 dias para as olimpíadas de inverno.

O Consulado Geral da China em São Paulo e a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) realizaram nesta segunda-feira (24) um evento na Arena Ice Brasil (São Paulo, SP) comemorando a contagem regressiva de 10 dias para os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing.

Sra. Chen Peijie, Cônsul-Geral da República Popular da China em São Paulo. Janeiro de 2022. AGÊNCIA BRASIL CHINA

Na ocasião, a sra. Cônsul-Geral da RPC em São Paulo, Chen Peijie, e o Presidente da CBDG, Matheus Figueiredo, inauguram a “Casa das Olimpíadas de Inverno Beijing 2022”, e uma exposição sobre o tema. O evento contou com a presença do Chefe do ERESP/MRE, sr. Embaixador Raymundo Santos Rocha Magno; do Secretário Estadual de Esportes, sr. Aildo Rodrigues Ferreira; Secretário Executivo de Relações Internacionais do Governo Estadual, sr. Embaixador Affonso Massot, entre outras autoridades, além de representantes da comunidade e de empresas chinesas, do Instituto Confúcio, jornalistas chineses e brasileiros, além de atletas convidados e grandes medalhistas, como a sra. Maurren Maggi, que ganhou ouro no Salto em Distância, nas olimpíadas de Beijing 2008.

Sr. Matheus Ferreira, presidente do CBDG, faz uma fala em defesa da prática esportiva. Janeiro de 2022. AGÊNCIA BRASIL CHINA

Em uma coincidência fortuita, a sra. Chen lembrou que esse encontro comemorava quatro diferentes ocasiões: Além da contagem regressiva para Beijing 2022 e a inauguração da Casa Olímpica, o evento aconteceu na véspera do aniversário de 468 anos da cidade de São Paulo. Também estamos às vésperas do início do Festival da Primavera, que marca as comemorações da chegada do ano novo chinês, que esse ano será o ano do Tigre da Água. A decoração, portanto, deveria comportar toda essa festividade. E foi exatamente o que a organização do evento entregou.

Com a “Dança do Leão” o evento teve início. Janeiro de 2022. AGÊNCIA BRASIL CHINA

Decorado com referências a Beijing 2022 e ao Ano-Novo Chinês, o evento foi aberto com as danças do leão, muito características das festividades chinesas. A sra. Chen lembrou ainda que a China está determinada a entregar uma olimpíada ecológica, inclusiva, aberta e limpa, e que o país tem total confiança de apresentar ao mundo “um acontecimento esportivo simples, seguro e maravilhoso sobre gelo e neve.” Chen ressalta que o Estado de São Paulo é a locomotiva na parceria sino-brasileira e que todos os setores da sociedade têm manifestado entusiasmo, expectativas e felicitações com relação às Olimpíadas de Beijing 2022.

Autoridades do Brasil marcaram presença no encontro. Janeiro de 2022. AGÊNCIA BRASIL CHINA

Segundo a sra. Chen, uma olimpíada que celebra união pode nos ajudar a curar feridas, fortalecer a confiança e unir forças, além de levar adiante o espírito olímpico de solidariedade, o fairplay e a compreensão mútua. “Isso faz todo sentido num momento em que lidamos com os desafios globais e formamos uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade”, acrescenta ela, desejando melhores resultados para os atletas brasileiros e um feliz ano do Tigre.

Sr. Wan Xuejun, Vice-Diretor-Geral Janeiro de 2022. AGÊNCIA BRASIL CHINA

Em mensagem gravada com antecedência, o Vice-Diretor-Geral das Relações Internacionais do Comitê Organizador de Beijing 2022, Wan Xuejun, arrancou sorrisos dos presentes audiência com uma saudação em português. Segundo ele, já está tudo pronto para os jogos e a história olímpica verá vários feitos inéditos nos esforços ambientais e na tecnologia, assim como protocolos sanitários mais rigorosos e eficazes. Afirmou ainda que Beijing 2022 “vai demonstrar a aspiração dos povos do mundo por paz, amizade e solidariedade, e consolidar sua confiança e determinação de enfrentar juntos os desafios e vencer a pandemia.”

Da esquerda para a direita: sr. Affonso Massot; sr. Aildo Rodrigues Ferreira; sra. Chen Peijie; sr. Matheus Figueiredo; sr. Raymundo Rocha Magno; sr. Rodrigo Massi. Janeiro de 2022. AGÊNCIA BRASIL CHINA

A programação inclui uma apresentação artística do Grupo Chinês de Artes Huaxing de São Paulo e uma demonstração de patinação artística por atletas da CBDG. Os convidados também tiveram a oportunidade de experimentar o curling e se divertir com esse esporte sobre gelo. Todos desejam pleno sucesso às Olimpíadas Beijing 2022.

Apresentação artística do Grupo Chinês de Artes Huaxing de São Paulo. Janeiro de 2022. AGÊNCIA BRASIL CHINA

Com o apoio do Consulado Geral da China em São Paulo, a CBDG disponibiliza a Casa das Olimpíadas de Inverno Beijing 2022 ao público entre 29 de janeiro e 20 de fevereiro. Haverá transmissão diária das competições de Beijing 2022 e exibição de vídeos sobre o evento e as modalidades.

Janeiro de 2022. AGÊNCIA BRASIL CHINA

Quem vier ao local também pode visitar a exposição de fotografias, participar de minijogos de gravação de vídeos com votos aos Jogos Olímpicos de Inverno Beijing 2022, Perguntas e Respostas sobre Beijing 2022 e Esportes no Gelo e na Neve, o que irá aproximar o público brasileiro para aprender mais sobre os jogos Olímpicos de Inverno e conhecer um pouco mais da China.

Janeiro de 2022. AGÊNCIA BRASIL CHINA

A Casa das Olimpíadas de Inverno Beijing 2022 fica na Arena Ice Brasil, no acesso atrás do Extra Morumbi – Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 16741 – Jardim Fonte do Morumbi, São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui