Incêndio atinge a Cinemateca Brasileira, em São Paulo

Um incêndio atingiu o galpão da Cinemateca Brasileira na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, na noite desta quinta-feira.

O Corpo de Bombeiros recebeu um chamado e, de acordo com informações preliminares, não há vítimas no local. Onze viaturas foram enviadas para combater o fogo.

Segundo o major Palumbo, do Corpo de Bombeiros, no galpão há materiais altamente inflamáveis, como arquivos de filmes, que tem acetato altamente inflamável. No endereço do chamado, na Rua Othão, 290, está o galpão onde parte do acervo da Cinemateca Brasileira é guardado.

De cinco anos pra cá, outros dois acidentes atingiram a Cinemateca: um outro incêndio em 2016, onde 500 obras foram destruídas pelo fogo, e um alagamento em 2020, causando prejuízos a materiais do acervo.

Em julho de 2020, o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) entrou com uma ação na Justiça contra a União por abandono da Cinemateca Brasileira. A promotoria questiona a falta de contrato para gestão da instituição.

O contrato para gestão da Cinemateca firmado entre o governo federal e a Organização Social (OS) Associação Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp) terminou no dia 31 de dezembro de 2019 e, desde então, não houve nova licitação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui