InvestSP e a cidade chinesa de Chongqing realizam evento “Construindo Cidades Inteligentes: Estado de São Paulo e Chongqing

270

A InvestSP, agência de atração de investimentos do Estado de São Paulo, realizou hoje (06) o webinar “Construindo Cidades Inteligentes: Estado de São Paulo e Chongqing juntos nessa jornada” em parceria com a municipalidade chinesa de Chongqing. Foram apresentados no evento modelos de cooperação para o desenvolvimento de sistemas em Smart Cities e oportunidades para investimentos estrangeiros, visando o estreitamento da cooperação entre as regiões.

A iniciativa faz parte da estratégia de internacionalização da InvestSP, que, além de um programa de apoio à internacionalização a empresas paulistas também tem como objetivo a atração de investimentos estrangeiros para o estado de São Paulo. Os três escritórios internacionais em funcionamento atualmente já cobrem Ásia, Europa, Oriente Médio e Norte da África. Este ano a InvestSP abrirá seu quarto escritório internacional em Nova Iorque, Estados Unidos.

A escolha de Chongqing para realização do evento conjunto se deu não só por conta das boas relações entre o Estado de São Paulo e a região, mas pela grande afinidade entre as estratégias adotadas pela província chinesa e o estado brasileiro.

“Assim como nosso estado, Chongqing é o berço de projetos inovadores e pilotos de grande relevância na China. São inúmeras as semelhanças entre Chongqing e Estado de São Paulo: somos ambos grandes hubs de inovação e tecnologia, ambos preocupados com o desenvolvimento sustentável da sua economia, com o desenvolvimento de políticas públicas que proporcionem aos seus cidadãos melhor qualidade de vida”, afirmou Gustavo Junqueira, presidente da InvestSP.

Com participação das Secretarias de Relações Internacionais, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Regional e do IPT, o evento contou com apresentações sobre os projetos do Estado de São Paulo para criação de um estado cada vez mais inteligente e conectado. Foram apresentados os projetos do CITI (Centro Internacional de Tecnologia e Inovação) e de Cidades Inteligentes como oportunidades para investidores chineses.

Para os chineses, o nível de inteligência em uma cidade é uma manifestação importante do nível de desenvolvimento e competitividade da região. “Construir uma “cidade inteligente” é uma ação concreta para promover a inovação e inteligência (big data) e uma forma poderosa de promover o desenvolvimento em alta qualidade, assim como criar uma melhor qualidade de vida”. destacou o Diretor Geral do Escritório de Relações Internacionais de Chongqing, Sr. Zhang Yongwu. Desde 2019, a InvestSP está instalada em Xangai para consolidar relações diplomáticas e comerciais, auxiliando no desenvolvimento de ações conjuntas com entidades da região. Nesse sentido, o desempenho do escritório foi fundamental nas negociações com o laboratório da Sinovac para a produção da Coronavac pelo Instituto Butantan.

A aproximação entre as regiões se deu no início da pandemia da Covid-19, quando Chongqing ajudou o Governo de São Paulo, com doação de máscaras e EPIs para enfrentamento da pandemia.

E em dezembro de 2020, o CCPIT Chongqing Comitê (Conselho da China para
Promoção de Comércio Internacional) abriu seu primeiro escritório internacional em São Paulo.

Atuação internacional

Em junho deste ano, a InvestSP abriu seu terceiro escritório internacional em Munique, para atender ao mercado europeu.

As representações de São Paulo no exterior são parte da estratégia do governo paulista de consolidar relações diplomáticas e comerciais, auxiliando no desenvolvimento de ações conjuntas com entidades estrangeiras. Até o fim do ano, será aberto o quarto escritório da InvestSP em Nova Iorque, para atender a toda América do Norte. Desde 2019, a agência deu início a este processo de globalização, com a abertura de seu escritório em Xangai. Em fevereiro de 2020, foi a vez da representação de Dubai, atendendo a todos o Oriente Médio e Norte da África.

Também fazem parte da iniciativa de atuação internacional a promoção, desde 2015, do SP Export, programa paulista de apoio às exportações. Por meio deste projeto, a agência contribui para o aumento das exportações brasileiras através da inserção de empresas paulistas no mercado internacional e da redução dos entraves às exportações.

CITI e Cidades Inteligentes

O CITI, projeto do Governo do Estado realizado com apoio da InvestSP pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Prefeitura de São Paulo, tem como objetivo criar um modelo Chongqing na América Latina, tornando São Paulo uma referência global em ciência, tecnologia e inovação.

Já o Programa Cidades Inteligentes prioriza a governança em função de metas e planos, o trabalho conjunto entre Estado e Prefeituras, a desburocratização administrativa e estimula soluções tecnológicas para questões ligadas ao planejamento urbano sustentável.

Destaques de Chongqing

Chongqing é considerada uma cidade 3D, com muitos desníveis, por isso criaram soluções através do maior sistema de cerca eletrônica de veículos motorizados do mundo com base na tecnologia RFID (Identificação por radiofrequência), para alcançar o monitoramento em tempo real de veículos motorizados e melhorar o nível de planejamento e gerenciamento de tráfego, além de medidas preventivas e monitoramento para segurança pública. O sistema foi implantado em toda a área e construiu uma rede de coleta em quatro níveis: cidade, vias urbanas, estacionamentos e comunidade.

Outro destaque é a Nova Área de Liangjiang, uma área de desenvolvimento, estabelecida há mais de 10 anos. Nesta região, fomentam-se soluções para uso de big data, programação em nuvem, blockchain, inteligência artificial e outras tecnologias de ponta para promover a inovação de métodos, modelos e conceitos de gestão urbana, construir o “cérebro da cidade” e centros de operação para cidades inteligentes com implementação de comunidades inteligentes, transporte inteligente, gestão urbana inteligente e proteção ambiental inteligente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui