17.1 C
São Paulo
quinta-feira - 18 abril 2024 - 21:28

Ítalo Ferreira faz história no surfe e Brasil leva 1º ouro nas Olimpíadas

De quebra, o potiguar de 27 anos vingou o compatriota Gabriel Medina, eliminado horas antes pelo anfitrião nas semifinais, e que também não conseguiu bater o australiano Owen Whright na briga pelo bronze. O filho de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, também é o dono da primeira medalha de ouro do país na atual edição dos Jogos.

Com um minuto e meio de prova, o brasileiro tentou uma manobra que acabou com a prancha sendo rachado ao meio, precisando ser trocada. Insatisfeito com a segunda, escolhida para a troca, ele fez uso de uma terceira. Enquanto se preparava, ouvia orientações do treinador.

Curiosamente, esta não foi a primeira dor de cabeça de Ferreira com seu principal instrumento de trabalho. Antes de as competições começarem, ele chegou a Tóquio com a notícia de que as pranchas haviam sido extraviadas, devido a um problema de conexão no aeroporto de Paris.

Aproveitando ao máximo as boas ondas da praia de Tsurigasaki, o segundo do ranking da WSL (World Surf League) abriu boa vantagem sobre o japonês e, faltando 18 minutos para o fim da prova, já somava 12.50 contra 5.56 de Igarashi.

Seguindo na regressiva, faltando 10 minutos para o fim do confronto, o japonês seguia sem conseguir mudar a pontuação (3.83 + 1.73), passando longe da disputa que havia tido com Medina. Ítalo, por sua vez, aumentava o rendimento e somava 14.77 pontos (7.77 + 7.00).

Com o brasileiro sobrando no mar e o japonês sem poder de reação, o resultado final não poderia ter sido diferente. Sem sustos, Ítalo Ferreira coroou a bela campanha na competição e o placar deixou clara a superioridade: 15.14 a 6.60. No minuto final, ele já comemorava a conquista e desfilava sobre a prancha em direção à praia. Uma festa emocionante!

CAMINHO ATÉ A BRIGA PELO OURO

A saga de Ítalo na estreia do surfe nos Jogos Olímpicos começou no domingo (25), quando terminou a primeira bateria na primeira colocação, com 13.67 pontos conquistados, deixando para trás o japonês Hiroto Ohhara, o italiano Leonardo Fiorvanti e o argentino Leandro Usuna.

No round 3 (oitavas), Ferreira fez o duelo mano a mano com o neozelandense Billy Stairmand e com 14.54 pontos contra 9.67 do adversário, avançou às quartas de final do surfe na praia de Tsurigasaki.

Nas quartas, foi a vez do reencontro com o japonês Ohhara. E, novamente, deu o brasileiro. Sobrando nas ondas, Ítalo venceu com 16.30 pontos a 11.90 e seguiu firma na busca pela decisão da modalidade.

O último passo antes da final, o brasileiro teve pela frente o australiano Owen Wright. Num confronto bastante equilibrado, que chegou a ficar empatado em 11 a 11 (pontos), o potiguar mostrou todo seu talento de número 2 do mundo e conseguiu tomar a primeira colocação e findou o duelo com um apertado 13.17 x 12.47.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,0588
CNY
0,6993
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

China deve a Musk o desenvolvimento da indústria de carros elétricos?

Em meio ao oceano de fake news que inunda...

Bombardear consulado era armadilha de Israel para atrair ataque do Irã, diz Reginaldo Nasser

A ação bélica do Irã contra Israel neste fim...

Feira de Cantão destaca novos setores da China: carros elétricos, baterias de íon-lítio e solares

Começou esta semana a 135ª Feira de Importação e...

Otimizando o ambiente de negócios, oficinas de transmissão ao vivo impulsionam a transformação do comércio eletrônico tradicional

O comércio eletrônico é atualmente uma ferramenta importante para...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado