Joe Biden e Xi Jinping discutem situação em torno de Taiwan

A ilha tem sido governada independentemente da China continental desde 1949, quando o partido nacionalista de oposição estabeleceu seu poder após a guerra civil.

174

Sputnik – O presidente dos EUA, Joe Biden, informou sobre uma conversa nesta terça-feira (5) com o presidente chinês Xi Jinping para discutir a atividade militar perto de Taiwan. 

Segundo ele, ambos os lados acordaram em seguir o acordo de Taiwan. “Conversei com Xi sobre Taiwan. Acordamos que vamos cumprir o acordo de Taiwan. É onde estamos e eu deixei claro que não acho que ele deveria estar fazendo qualquer outra coisa senão cumprir o acordo”, afirmou Biden, citado pela Casa Branca.

Recentemente, a China enviou cerca de 150 aeronaves militares, incluindo caças de combate e bombardeiros, para a área perto de Taiwan, enquanto os Estados Unidos e seus aliados estão realizando exercícios militares em uma zona próxima, no mar do Sul da China. 

Um avião militar chinês entrou na zona de identificação de defesa aérea de Taiwan em duas ocasiões, uma durante o dia e outra durante a noite, obrigando Taiwan a enviar aviões de patrulha para os afastar. 

A China considera Taiwan sua província. A ilha tem sido governada independentemente da China continental desde 1949, quando o partido nacionalista de oposição estabeleceu seu poder após a guerra civil. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui