Líderes da AUKUS anunciam cooperação para desenvolvimento de armamento hipersônico

Apesar de ter iniciado suas pesquisas sobre armas hipersônicas no século XX, os EUA ainda não têm um protótipo totalmente operacional e efetivo. O anúncio da retomada dos esforços para construir seu próprio míssil hipersônico acontece após Rússia e China apresentarem suas versões.

235

Os países membros da AUKUS, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido, anunciaram nesta terça-feira (5), o início de uma cooperação trilateral no desenvolvimento de armas hipersônicas.

“Os parceiros da AUKUS trabalharão juntos para acelerar o desenvolvimento de capacidades hipersônicas e contra-hipersônicas avançadas”, disse o comunicado divulgado pela aliança.

- Publicidade Patrocinada -

Ainda no mesmo comunicado, os membros da AUKUS também confirmaram que vão trabalhar juntos no desenvolvimento de técnicas para operar em um ambiente de guerra eletrônica.

A notícia sobre parceria entre os membros da AUKUS veio à tona no mesmo dia em que Washington confirmou a realização de testes com o conceito de veículo hipersônico da Lockheed Martin.

“A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA, na sigla em inglês) e sua parceira, a Força Aérea dos EUA, concluíram recentemente um teste de voo livre da versão Lockheed Martin do Conceito de Arma de Respiração Hipersônica. O veículo, após liberação de uma aeronave transportadora, foi impulsionado para o envelope de ignição de seu motor de combustível a base de hidrocarbonetos refrigerados. A partir daí, ele rapidamente acelerou e manteve a velocidade de cruzeiro mais rápida que Mach 5 por um longo período de tempo”, disse a agência em um comunicado.

Os EUA iniciaram o desenvolvimento de armas hipersônicas no século XX, mas mantiveram o programa paralizado após não conseguirem alcançar resultados satisfatórios. O anúncio da retomada dos esforços em construir o primeiro míssil hipersônico norte-americano acontece depois que a Rússia e a China apresentaram versões funcionais há alguns anos.

- Publicidade Patrocinada -

留言 DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui