Líderes da China e dos EUA precisam definir o caminho certo para as relações bilaterais, diz Xi Jinping a Biden

Como líderes de dois grandes países, disse Xi, os dois presidentes precisam desempenhar o papel de liderança

199
Presidente da China, Xi Jinping, se encontra com Joe Biden na Indonésia. 14 de Novembro de 2022. Foto: Xinhua
- 广告 Publicidade -

O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta segunda-feira (14) durante reunião com seu colega norte-americano, Joe Biden, que, como líderes de dois grandes países, eles precisam definir o caminho certo para os laços bilaterais, informa a Xinhua.

Desde o contato inicial e o estabelecimento de relações diplomáticas até hoje, a China e os Estados Unidos passaram por mais de 50 anos agitados, com ganhos e perdas, bem como experiências e lições, disse Xi.

- Publicidade Patrocinada -

Observando que a história é o melhor livro didático, o presidente chinês disse que os dois lados devem tomá-la como um espelho e deixá-la guiar o futuro.

Atualmente, o estado das relações China-EUA não corresponde aos interesses fundamentais dos dois países e de seus povos, disse Xi, acrescentando que também não é o que a comunidade internacional espera deles. 

Como líderes de dois grandes países, disse Xi, os dois presidentes precisam desempenhar o papel de liderança, definir o caminho certo para a relação China-EUA. relacionamento e colocá-lo em uma trajetória ascendente.

Um estadista deve pensar e saber para onde liderar seu país. Ele também deve pensar e saber como se dar bem com outros países e com o mundo em geral, acrescentou.

Enfatizando que nesta época, grandes mudanças estão se desenrolando de maneiras como nunca antes, Xi disse que a humanidade enfrenta desafios sem precedentes.

“O mundo chegou a uma encruzilhada. Para onde ir a partir daqui? Esta é uma questão que não está apenas em nossa mente, mas também na mente de todos os países”, disse Xi, observando que o mundo espera que a China e os Estados Unidos lidem adequadamente com seu relacionamento. 

Observando que seu encontro com Biden atraiu a atenção do mundo, Xi disse que os dois lados devem trabalhar com todos os países para trazer mais esperança à paz mundial, maior confiança na estabilidade global e impulso mais forte ao desenvolvimento comum.

Xi disse que está pronto para ter uma troca de pontos de vista sincera e profunda com Biden sobre questões de importância estratégica na relação China-EUA, e em grandes questões globais e regionais, acrescentando que também espera trabalhar com Biden para trazer as relações bilaterais de volta ao caminho de um crescimento saudável e estável em benefício dos nossos dois países e do mundo como um todo.

Por sua vez, Joe Biden apontou a responsabilidade que os dois países têm para ultrapassar as diferenças e trabalhar em conjunto, informa a Sputnik.

“Como líderes de duas nações, temos a responsabilidade, em minha opinião, de mostrar que a China e os EUA podem superar as diferenças, evitar que a concorrência se transforme em conflito e encontrar maneiras de trabalhar juntos em questões mundiais urgentes, que requerem nossa cooperação mútua”, comentou o presidente americano.

Para Biden, o mundo espera que os dois países desempenhem um papel fundamental na resolução dos desafios globais, desde a mudança climática até a segurança alimentar, e afirmou que os EUA estão prontos para trabalhar com Pequim sobre estas questões.

O presidente dos EUA expressou igualmente a esperança de um diálogo aberto e honesto, contínuo, que “sempre tivemos”. 

Foi um encontro cordial. Veja:

- Publicidade Patrocinada -

留言 DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui