Marinha chinesa supera americana, avança e ‘tira sono’ do Pentágono

O Pentágono está preocupado com as crescentes capacidades da Marinha chinesa, que já é a maior do mundo, possui embarcações modernas e segue avançando a um ritmo acelerado.

Em fevereiro deste ano, o secretário da Marinha dos EUA, Carlos Del Toro, alertou que o gigante asiático está tentando mudar o domínio “nos oceanos do mundo”, e que os estaleiros americanos não são capazes de acompanhar o ritmo de construção da Frota chinesa.

Especialistas acreditam que Pequim possa construir três navios de guerra durante o mesmo período que os EUA levam para construir apenas um.

De acordo com especialistas, citados pela CNN, uma solução para alcançar o ritmo chinês seria os EUA construírem seus navios nos estaleiros de seus aliados, como a Coreia do Sul ou o Japão, ou comprar embarcações de outros países.

O pesquisador do Centro de Estudos dos EUA na Austrália, Blake Herzinger, afirmou que os navios de guerra sul-coreanos estão à altura das embarcações chinesas e poderiam ser uma saída para os EUA.

Contudo, autoridades americanas acreditam que as embarcações japonesas estejam entre as melhores do mundo.

Contudo, a mídia ressalta que os EUA não permitem a construção de navios de guerra em outros países, assim como comprá-los, incluindo de seus aliados.

O Pentágono estima que a frota chinesa crescerá até 400 navios de guerra nos próximos dois anos, enquanto a frota americana terá somente 350 até 2045.