Ministro da Agricultura da China anuncia 4 propostas comerciais ao Brasil

O ministro da Agricultura e Assuntos Rurais da China, Tang Renjian, apresentou, nesta 5ª feira (20.mai.2021), 4 propostas ao Brasil, principal parceiro comercial do país asiático em produtos agrícolas há 3 anos consecutivos.

A declaração foi feita em evento do CEBC (Conselho Empresarial Brasil-China) na manhã desta 5ª feira (20.mai.2021).

Eis as propostas apresentadas por Renjian:

proposta 1: prevê ampliar aprendizagem mútua, com visitas, simpósios e cursos de capacitação para aprofundar confiança estratégica e promover sinergia entre as políticas nacionais;

proposta 2: fortalecer a inovação tecnológica, focando em áreas como criação de novos cultivares, conservação de terras aráveis, reciclagem de recursos, biodiversidade e mudanças climáticas, criando intercâmbios e parcerias técnicas visando o desenvolvimento de agrícola sustentável;

proposta 3: fomentar o comércio bilateral, alinhando projetos de investimento, elevando facilitação e otimizando o ambiente de investimento agrícola. Hoje, 6 empresas chinesas investem no agronegócio brasileiro, segundo Tang, que espera investimentos brasileiros na China;

proposta 4: prevê consolidar a cooperação multilateral, tendo em vista que o desenvolvimento sustentável depende de paz e estabilidade e de uma ordem internacional equitativa e justa. Ele destacou organismos como FAO, OMC e os BRICS, além de outros fóruns multilaterais.

Além do ministro chinês, estavam no evento o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Marcos Troyjo, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento.

Além do ministro chinês, estavam no evento o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Marcos Troyjo, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento.

O debate entre eles teve como tema “Diálogo Brasil-China sobre agricultura sustentável” e foi apoiado pelas empresas BRF, Bayer e Suzano.

Tereza Cristina destacou em sua fala que o Brasil tem foco na segurança alimentar global ao mesmo tempo em que protege o ambiente para gerações futuras. “A sustentabilidade é um conceito inerente à agropecuária no Brasil”, disse.

A ministra reforçou o compromisso de trabalhar junto à China para garantir segurança alimentar, aumentando a oferta dos consumidores chineses, que têm mudado os hábitos alimentares e prestado cada vez mais atenção à sustentabilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui